17 novembro 2011

SÃO CRISTÓVÃO MARCA PRESENÇA NO 23° FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO - FESTURIS

No período de 17 a 21 de novembro, com o apoio do Ministério do Turismo, acontece a 23ª edição do Festival de Turismo de Gramado, considerado a maior feira de negócios de maior retorno para o trade da América do Sul ( Festuris), no Serra Park. Criado, inicialmente, para desenvolver a aitividade turística no Rio Grande do Sul, hoje, a feira chama atenção de todo o mundo.

A cidade patrimônio, São Cristóvão, onde se encontra a Praça São Francisco, detentora da chancela de patrimônio da humanidade, tem importante participação e, durante os dias do evento, estará representada pelo chefe do executivo, o prefeito Alex Rocha, e pela diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Silene Lazarito.

De acordo com a assessoria do evento, nesta edição muitas novidades poderão ser esperadas pelos participantes. A solenidade, prevista para as 20h, no Palácio dos Festivais, contará com a tradicional homenagem aos ‘amigos do evento’. A trajetória já contabiliza a entrega de 200 Troféus Amigos do Festival.

Nesta edição, serão 11 homenageados: Afonso Hamm, Antonio Euryco, Brenda Carvalho, Carlo Gianoli, Daniel Chalap, Gilberto Tomasini, Luiz Fernando Waslawick, Marino Finozzi, Paulo Gusmão, Rita Vasconcellos e Rodrigo Canielas. Todos recebem um pin, além de terem a sua foto exposta na Galeria dos Homenageados, que fica no hall de entrada do Serra Park, onde acontece a feira do evento.

Os profissionais terão a oportunidade de serem capacitados e atualizados sobre as novidades e tendências do mercado, de maneira que durante dois dias são realizados congressos e workshops. O congresso tem início na sexta-feira, dia 18, às 9 horas, no Centro de Convenções do Serrano Resort, com 16 participantes, entre painelistas e moderadores. Ainda ocorrerá o seminário “Turismo de Negócios e Eventos – Cenário Atual e Tendências”, com o professor-doutor Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Embratur, dia 18, às 15 horas, no mezanino do Serra Park. Já os workshops ocorrem na Sala de Workshops do Serra Park, a partir das 14h30 do dia 18, com oito convidados do festival.

A feira, com mais de 1,8 mil marcas e 360 stands, sendo 25 companhias aéreas, 60 operadores e 40 destinos internacionais, deve receber mais de 14 mil profissionais. Os pavilhões do Serra Park abrem às 14 horas do dia 18, com encerramento às 20 horas. No dia 19, as visitas podem ser realizadas das 14 às 19 horas.

Internacionalização
A forte presença do mercado internacional poderá ser confirmada com caravanas de agentes de viagens, operadores e imprensa da Europa, América do Norte, América Central e América do Sul. Os países participantes investem cada vez mais em seus stands, para poder recepcionar da melhor forma possível todos os convidados, e com isso, ter uma maior chance de divulgação de seus destinos. Exemplo disso são o Panamá e a Colômbia. Representante direto da América Central, o Panamá terá um stand moderno, com espaço para os agentes de viagem conhecerem e realizarem negócios no próprio local. Já a Colômbia também trará novidades, como o tradicional café colombiano, que será um espaço dentro do próprio stand. Além de apresentar os destinos, os agentes de viagem poderão se sentir mais à vontade para fazer negócios com todo o suporte. Também se destacam os stands de Vêneto (Itália), Chile, Uruguai e Argentina.

Rodada de negócios

Com comprador internacional confirmado entre os participantes, a Rodada de Negócios Sebrae tem mais de 30 inscritos e envolverá segmentos específicos do mercado: e-commerce e tecnologia, turismo de pesca amadora, turismo religioso e enoturismo. Estão previstas 96 reuniões, nos dias 18 e 19, das 14 horas às 18h30.

Espaço Abav

O Espaço Abav também deverá ser revistido de sucesso. A partir de uma ideia trazida de uma feira em Baltimore (EUA) e apresentada à presidente da entidade no Rio Grande do Sul, Rita Vasconcellos, haverá um espaço interativo para os agentes de viagens. Serão colocados à disposição diferentes serviços de consultoria, oportunizando maior conhecimento sobre assuntos como emissão de passaporte, serviços de assessoria jurídica, assessoria contábil, sistema de gerenciamento de agências e documentação de viagens. Neste espaço será discutida ainda a realidade enfrentada pelos agentes de viagens quanto à acessibilidade.

Texto: Yara Santos