11 novembro 2011

CMDCA DE SÃO CRISTÓVÃO REALIZA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE









Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios. Após realizada a Conferência Livre, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de São Cristóvão realizou a 6ª Conferência Municipal, onde foram discutidos os cinco eixos temáticos entre os grupos de trabalho, aprovadas as diretrizes e eleitos os delegados que defenderão as propostas na Estadual.
Realizada durante todo o dia de ontem, 10, no Espaço de Eventos Audibru’s, localizado no Centro de São Cristóvão, onde foram reunidas centenas de estudantes (crianças e adolescentes), representantes governamentais e da sociedade civil, a programação seguiu a metodologia definida pelo Conanda – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, contemplando os participantes credenciamento e a escolha de um eixo, a composição de uma mesa, a leitura do regimento, a apresentação dos eixos temáticos, formação dos grupos de trabalho para discussão das diretrizes e ações, eleição dos delegados, e aprovação das
propostas.
A programação também contou com apresentações culturais, tendo as atividades da manhã abertas pelo Projovem Adolescente, através do trabalho desenvolvido pelo educador Nílson Conceição, com material reciclável e sucata, intitulado “Reciclando para o Futuro”. Em seguida, já durante a programação da tarde, os adolescentes do Projeto Jovens que Encantam, sob a coordenação do regente Evanílton Vieira, apresentaram clarinetes, violinos, saxofone, chegando a fazer uma parceria com a percussão do Projovem. Segundo a vice-presidente do CMDCA de São Cristóvão, Maristela Tomás, o Projeto Jovens que Encantam foi a primeira medida aprovada pelo
órgão.
Atualmente, o projeto atende 215 crianças, sendo 59 (entre 5 e 14anos) inscritas no balé e as demais nas oficinas de música instrumental, com idades entre 8 e 18 anos. Para encerrar a programação, o Grupo Teatral “Viver pra mim é Cristo” apresentou a peça intitulada Vale a pena Viver, onde foi tratada a importância da manutenção da família.
A atual presidente do CMDCA de São Cristóvão, a secretária da Inclusão Social, Carolina Pereira, não pôde comparecer ao evento devido a compromissos fora do estado, desta forma a mesa oficial foi composta pela vice-presidente do CMDCA, Maristela Tomás; pela representante
da Secretaria da Educação, Suzimara Oliveira de Souza; pela coordenadora do CREAS, Ana Angélica Costa; pela conselheira do CMDCA, a professora Lúcia de Souza; e pela estudante Mirele Bruno.
Feita uma breve explanação dos compositores da mesa, esta foi desfeita, permanecendo a vice-presidente do CMDCA, Maristela, para a leitura do regimento e aprovação deste. Antes da apresentação dos eixos por seus respectivos representantes, a assistente social da Casa da Criança fez a explanação geral sobre Políticas Públicas para a Infância e Adolescência.
Em seguida, foram apresentados os eixos temáticos. O eixo n°1, Promoção dos Direitos de
Crianças e Adolescentes; o n° 2, Proteção e Defesa dos Direitos; n° 3, Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; n° 4, Controle Social e Efetivação dos Direitos; e o n° 5, Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Após a discussão dos eixos e aprovação das diretrizes e ações propostas pelos grupos de trabalhos, os quais contaram com facilitadores e relatores, o evento foi encerrado por volta das19h30.
As propostas aprovadas serão levadas para a Conferência Estadual dos Direitos da
Criança e da Adolescente e, posteriormente, para a 9ª Conferência Nacional, no período de 11 a 14 de julho de 2012, em Brasília.
A realização da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente contou com o apoio da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Finanças, Procuradoria Pública Municipal, Conselho Municipal da Assistência Social - CMAS, Conselho Municipal de Direitos da Mulher – COMDIM, Conselhos Tutelares dos 1° e 2° Distritos, Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação Municipal de Saúde Mental, Casa dos
Conselhos, Câmara Municipal de Vereadores, representada na pessoa do presidente da Câmara, Paulinho dos Correios, e do advogado do órgão, João Garcez, Conselho Municipal de Assistência Social, Coordenação dos órgãos municipais da rede de assistência à criança e ao adolescente do município e sociedade civil.






Peça- A história foi escrita pelos jovens atores que compõem o grupo teatral, originários da renovação carismática, tratando de um tema que envolveu a importância da unidade familiar para a seguridade das crianças, adolescentes e jovens. A peça
mostrou a história de Clara, uma jovem que descobre ser adotada, ouvindo uma briga entre os pais que optam por se divorciar, e que tem o relacionamento com o namorado encerrado por uma traição dele com a sua própria amiga. Mediante a série de problemas, a protagonista entra no mundo das drogas e se vê viciada e sem forças para dizer não. Renegando todos os amigos, Clara passa a conviver com drogados e se revolta com todos, mas quando, finalmente, a família se reúne para lutar pela sua recuperação, é que Clara se reabilita e consegue recuperar a única amiga que sobreviveu do grupo de drogados. A platéia se emocionou e permaneceu durante todo o espetáculo. O grupo foi formado pelos atores e atrizes: Eribaldo, Geovanna, Elder, David, João, Dany Francielly, Carmine, Indeocley, Dieco, José Américo, Valéria, Elder e Ana Lúcia.





Texto e Foto: Yara Santos