22 novembro 2011

Inclusão realiza Caminhada da Consciência Negra em são Cristóvão

A Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social de São Cristóvão, no próximo dia 25, dentro das atividades do mês da Consciência Negra, realizará uma caminhada na sede da cidade histórica e no dia 02 de dezembro, no Conjunto Eduardo Gomes, contra o preconceito e todas as formas de discriminação.
Na sede, dia 25, o percurso terá início na Praça da Bandeira, onde estarão reunidas crianças e adolescentes assistidas pela rede de proteção do município, a exemplo das crianças do CREAS- Centro de Referência Especializada em Assistência Social, que produziram cartazes contra o preconceito de cor, raça ou crença religiosa.
Segundo a educadora Social do CREAS, Mirela Monteiro, a temática da Consciência Negra foi apresentada para as crianças mostrando como a expressão negra está presente no dia a dia das pessoas.
“Conversamos com as crianças, falando sobre a contribuição do povo negro para a formação da cultura brasileira, abordando religião, culinária e confeccionando cartazes. Dividimos os trios e eles produziram cartazes com símbolos que mostram a expressão afrobrasileira, a exemplo de berimbaus, a nega maluca e outras formas”, explicou a educadora social.
O percurso será animado pela percussão dos garotos do Projovem Adolescente – “Projeto Reciclando para o Futuro”, sob a coordenação do educador Edvanílson Conceição e a chegada na Praça da Matriz, em frente à Prefeitura, contará com a apresentação do Projeto Cultura da Senzala.
No dia 02 de dezembro, a Caminhada será no Conjunto Eduardo Gomes, onde a programação também contará com atrações culturais, saindo da frente da Igreja do Loreto, com chegada na Praça Principal.
O convite é estendido a estudantes das redes estadual e municipal de são Cristóvão, além da população que será bem-vinda para participar da caminhada contra o preconceito.





Texto e Foto: Yara Santos