08 novembro 2011

SANCRISTOVENSES PARTICIPAM DE OFICINA DO BANCO DO NORDESTE PARA FINANCIAMENTO DE AÇÕES CULTURAIS



Na última segunda-feira, 07, o Banco Nordeste realizou uma oficina de elaboração de projetos para oferecer maiores oportunidades de acesso aos recursos do Programa Banco Nordeste de Cultura/Parceria BNDES – Edição 2012.
Assistiram à oficina funcionários de diversos setores de São Cristóvão (Secretaria de Cultura e Turismo; Secretaria de Planejamento e do Orçamento; Secretaria da Educação; Secretaria da Saúde), além de artistas plásticos do município e sociedade civil organizada.
A capacitação ocorreu no salão do Museu Histórico de Sergipe, onde o diretor, o historiador Thiago Fragata, também participou e aproveitou a oportunidade proporcionada pelo Banco.
Durante a oficina, foram apresentados detalhes do Programa e inscrições sobre o preenchimento de formulário de inscrição.
O interesse dos participantes guiou a ministrante do Programa, através de perguntas originárias de dúvidas daqueles que ainda não participaram e dos que já são veteranos e encontram dificuldades na aprovação de seus projetos.
A didática foi objetiva, mostrando através de slides, erros comuns dos inscritos, que os levam à reprovação de suas propostas.
Segundo a assessoria do Banco do Nordeste, os recursos existem, mas o país carece de projetos. Por isso, o interesse nas regiões, na participação da comunidade, nos locais que têm potencial e onde houver a carência de projetos para aumentar a quantidade de contemplados. As oficinas possibilitaram a descentralização das áreas contempladas, lembrando que os avaliadores são específicos e não há o contato da assessoria com estes.
Serão avaliados projetos de diversas áreas: música, artes cênicas, artes integradas, artes visuais, audiovisual, dança, literatura e patrimônio.Dessa forma, o Banco do Nordeste cumpre com o seu propósito de democratizar o acesso aos recursos disponíveis para ações culturais e em Sergipe, a cidade-patrimônio, São Cristóvão, buscará a aprovação de seus projetos.
O edital e formulários estão disponíveis no site WWW.bnb.gov.br/cultura. O período de inscrições segue até 16 de dezembro do corrente ano e o resultado será conhecido em 31 de maio de 2012.





Texto e Foto: Yara Santos