17 novembro 2011

INTEGRAÇÃO: MUNICÍPIO E ESTADO REALIZAM PROGRAMAÇÃO SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA EM SÃO CRISTÓVÃO

Em comemoração ao mês da Consciência Negra, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e da Secretaria Municipal do Panejamento e Orçamento – Seplan, realiza no próximo dia 20 (domingo), o Encontro na Praça “Cultura Negra”.
Realizado na Praça São Francisco, a programação deve apresentar Grupo de percussão do Projovem e o show da Banda África.
Partindo do entendimento de que consciência é um processo de formação, uma série de atividades são desenvolvidas no município, trabalhando a temática da história do negro, a importância de sua contribuição e a desconstrução do preconceito de cor, raça, etnia ou credo.
Sendo assim, o município integra-se às demais programações de São Cristóvão, constituindo um único corpo em prol do bem comum, o respeito à diversidade.

Divulgação- Nos dias 19 e 20/11, acontece o II Círculo dos Ogãs, em São Cristóvão. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, através do Museu Histórico de Sergipe, com a parceira da ONG Sociedade para o Avanço Humano e Desenvolvimento Ecosófico (SAHUDE), o evento democrático trabalha a temática “Matrizes da Religiosidade Brasileira”, com o objetivo de levar à reflexão sobre a convivência pacífica das diferentes matrizes culturais que fizeram do Brasil um país multicultural.
A programação dos dias 19 e 20 prevê palestras, debates, cortejos e ato público no entorno da Praça São Francisco, consagrada Patrimônio
da Humanidade pela UNESCO. O evento contemplará os participantes com “Círculo da Paz e Diversidade – pela tolerância, não-violência e um mundo pacífico!” O abraço acontece na Praça São Francisco, às 16h.
O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Secretaria Municipal de Planejamento, além do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/SE), da Secretaria Estadual de Comunicação e da Secretaria Estadual da Educação, Departamento de Ciências Sociais - Núcleo de Graduação em Ciências da Religião.


Texto e Foto: Yara Santos