06 janeiro 2011

SECRETARIA DA SAÚDE APRESENTA PROJETO “SAÚDE COM TODOS”

Com o objetivo de implementar na Saúde de São Cristóvão, uma nova organização que atenda ao seu pleno funcionamento, prestando um serviço de saúde com qualidade para todos é que se anuncia uma nova configuração da Secretaria Municipal da Saúde, lançando o projeto “Saúde com Todos”, de maneira que seja reconhecida como referência de gestão em saúde pública, com autonomia e capacidade de resolução dos conflitos locais.
O projeto apresentado pelo secretário municipal da Saúde, Edmílson Santos Brito, tem o objetivo de assegurar, de forma integral, aos cidadãos de São Cristóvão, indistintamente, o direito ao acesso aos serviços de saúde pelas prerrogativas do SUS. “No caso de São Cristóvão, vale ressaltar que os problemas são sempre em dobro, tendo em vista os dois centros urbanos, além de uma quantidade enorme de povoados, sendo alguns desses de grande concentração populacional”, enfatizou o secretário.
Dentre as ações para o alcance dos objetivos, está no plano de trabalho a caracterização do processo de trabalho na atenção básica (UBS e programas Hiperdia saúde da mulher); o desenvolvimento do Planejamento Estratégico Situacional, dinamizando o atendimento nas unidades e a definição das atribuições e atividades a serem desempenhadas em diferentes níveis, da organização de trabalho da secretaria da saúde, considerando a utilização de um modelo de trabalho proposto para a sua reorientação.
Em contrapartida, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão deverá investir no aumento do repasse de recursos, conforme informação da ATC (Assistência Técnica Contábil); contratação de pessoal para a manutenção dos serviços administrativos, nas unidades de saúde e no setor de urgência e emergência, além do aumento do pagamento dos plantões dos médicos da urgência.
“Sugerimos a abertura de concurso público para suprir a saída dos profissionais que pediram exoneração do município”, falou Brito. Toda mudança requer adaptações e novidades, de maneira, que para adicionar nova configuração ao órgão, será necessário o desmembramento do serviço geral da prefeitura, a transferência do almoxarifado e a criação da Diretoria de Compras com a Comissão de Licitação, da Diretoria de Recursos Humanos e Treinamentos e da Diretoria de Transportes.
“Esse é um instrumento que a Secretaria de Saúde de São Cristóvão precisa para avançar cada vez mais e vencer esses desafios para aprimorar sua capacidade de atender, minimamente bem, a população”, concluiu o secretário.


Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos