18 janeiro 2011

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL BENEFICIA CEMITÉRIOS EM 100%

“Antes, não havia uma coordenadoria dos Cemitérios do município de São Cristóvão, causando a falta de controle, pois cobravam uma taxa que era de manutenção, mas a população entendia que era sobre o espaço, só havia um cemitério, que possuía coveiro e os demais eram cobertos por mato”, desabafou o coordenador dos cemitérios, Valmir Silveira, ao reconhecer a mudança promovida pela atual administração, que tem à frente o prefeito Alex Rocha.
A Coordenadoria, ligada à Secretaria de Infraestrutura de São Cristóvão, foi criada em Julho de 2010, quando a população passou a se cadastrar para regularizar o local do túmulo a que têm direito as famílias.
“Antes, em administrações anteriores, chegavam a vender o mesmo túmulo para pessoas diferentes, causando um considerável constrangimento”, alegou o coordenador.
Em condições regulares, devidamente fardados, os funcionários da coordenadoria usam uma roupa inspirada nas flores do cemitério do Alto do Bernardo, cujo nome o coordenador pretende mudar brevemente.
A partir da instalação da Coordenadoria, pela atual administração, uma série de medidas foi adotada. Coveiros foram contratados, a limpeza dos cemitérios acontece periodicamente, está sendo instalada a iluminação desses logradouros, além da padronização dos túmulos, jardineiras e gavetas para que nenhum tipo de problema seja gerado com o tempo.
Também são realizadas missas, a pintura, o pagamento regular dos coveiros, além da promoção da bota, farda e carrinho de mão.
“Em termos de cemitérios, essa é a melhor gestão que São Cristóvão já teve, melhorou 100%”, disse o coordenador.
Na última quinta-feira, 20, foi contratado mais um coveiro, que deve ficar, definitivamente, à disposição da população que utiliza os serviços do cemitério ‘Cajueirinho’, localizado no Povoado Alto de Itabaiana.
Nas unidades localizadas nos povoado Alto de Itabaiana, Alto do Bernardo, Umbaubá, Alto da Colina, Cabrita, Colônia Miranda , Rita Cacete contam com um coveiro cada, com exceção do cemitério do Alto do Santo Antônio, que possui dois profissionais. Todos os cemitérios contem túmulos co limites de 1,20 m de largura por 2,20 m de comprimento.
Mesmo os cemitérios que, temporariamente, não possuam coveiros, recebem a mesma atenção quanto à limpeza e enterro dos corpos, pois quando necessário, são remanejados para estes locais e depois retornam para onde está lotado.
De acordo com as informações do senhor Valmir Silveira, recebem essa atenção os cemitérios localizados no Povoado Tinharé; Caípe Novo, Caípe Velho, Aningas, Cardoso, Aldeia, Feijão, Nova Conquista, Timbó I e conjunto Madre Paulina, que estão sem coveiros, mas a Prefeitura Municipal está providenciando as medidas necessárias para atender à população.
Atualmente, as pessoas realizam o cadastro e recebem uma numeração correspondente ao túmulo a que têm direito pra realizar o funeral de seus familiares, coibindo qualquer tipo de constrangimento ou venda ilegal de túmulos.
Segundo o coveiro da sede, João dos Santos, que atua há sete anos na profissão, hoje a categoria está organizada e recebe a atenção devida da administração e, por isso, gosta do que faz.
“Limpamos e abrimos tantos túmulos, mas quando vemos a dor das famílias, saímos para não chorarmos, do contrário não tem como trabalharmos”, expressou o coveiro ao revelar que mesmo trabalhando nessa profissão, se compadece com a dor de cada família.

Novidade
Em cada cemitério, o coordenador solicitou que os coveiros façam a limpeza e plantem as mudinhas das rosas roxas e amarelas, no sentido de dar mais beleza aos locais, onde as famílias vão visitar os túmulos de seus entes queridos.
“Antigamente, as famílias só pintavam as lápides na cor branca, mas eu incentivei a pintarem de outras cores, pois deixa o ambiente mais leve”, revelou Valmir.

Texto e foto: Yara Santos