

A programação promovida pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria da Cultura e do Turismo e da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água, teve início com uma missa em ação de graças, na igreja Nossa Senhora da Vitória, celebrada pelo pároco da cidade, Padre José Bernardino.

Presentes à missa de ano novo, o prefeito Alex Rocha, a primeira-dama do município, Carolina Pereira; o vice-prefeito, Cláudio Sanclau; a secretária da Cultura e do Turismo, Aglaé Fontes; a secretária Adjunta do Planejamento, Rosilda Machado; o secretário chefe de Gabinete, Valdione Sá; da Infraestrutura, Marcos Souza; da Saúde, Edmílson Brito; o coordenador municipal da Defesa Civil, Luciano Silva; o diretor do SAAE, Tadeu Rosa; o Superintendente da SMTT, Wellington Alves; o diretor de Trânsito da SMTT,

“São Cristóvão é um tesouro do mundo, pois a sua riqueza histórico-cultural interessa a todos, o qual já reconhece a sua importância e tem buscado, cada vez mais, conhecer as histórias da cidade-patrimônio. Rica em folclore, possuidora do Cristo mais antigo do que o redentor no Rio de Janeiro, mantém-se de braços


A missa em ação de graças contou com a participação da secretária da cultura e do turismo, Aglaé Fontes, para anunciar as preces. A secretária avaliou positivamente a comemoração do aniversário naquela igreja. “É uma vitória comemorarmos o aniversário da cidade com missa realizada na Igreja Nossa Senhora da Vitória, reformada e entregue à população sancristovense”, expressou Aglaé.
Após a missa, a programação apresentou a Retreta na Praça da Matriz, onde a Lira Sancristovense, sob a regência do maestro José Fortunato, se apresentou e encantou os presentes com um repertório todo especial em comemoração ao aniversário da cidade.
“Estou há 22 anos à frente da regência da centenária Lira Sancristovense. Sou filho de São Cristóvão, comecei a estudar música a partir dos 12 anos, hoje tenho 54 anos e é uma satisfação imensa ver os frutos do trabalho que desenvolvemos. A gente se sente um pedacinho de São Cristóvão e saber que despertamos nos jovens a vontade de ser músico é muito bom”, revelou o maestro encantado e pronto para apresentar um repertório recheado de grandes nomes internacionais e as canções de Roberto Carlos.
Antes do show da Banda Água Viva, a população sancristovense ficou maravilhada com a queima de fogos, um show pirotécnico, que ocorreu na Praça da Bíblia e que pôde ser assistido da Matriz, onde os flashes das máquinas fotográficas registravam o colorido dos fogos, uma atração a mais na noite de comemoração dos 421 anos de São Cristóvão.
Texto: Yara Santos
Fotos: Grazziele Santos