31 janeiro 2011

EMEF RUTE DUCE GANHA PRAÇA DA LEITURA

Incentivada pelo curso de leitura, promovido pela Natura em parceria com a Prefeitura Municipal de São Cristóvão durante o ano de 2010, a direção da Escola Municipal Rute Duce de Almeida dará início no próximo dia 07 de fevereiro ao projeto “Leitura, que é isso”.
A iniciativa tem como objetivo promover a prática de leitura dentro do estabelecimento de ensino, não somente pelos alunos, mas principalmente entre os professores, que muitas vezes não sabem ou não tem motivação para a prática.
Segundo a diretora do Rute Duce, Jandira Andrade, a idéia é fazer com que todas as turmas participem do projeto. “Todos os dias as turmas do pré-escolar ao EJA irão à Praça da Leitura, local que criamos para realizar esse momento, sempre acompanhadas dos educadores, onde exercitarão por 60 minutos a leitura de vários exemplares” explica Jandira.
Localizada no pátio de entrada do colégio, a Praça da Leitura é composta por alguns bancos que nos remetem aos antigos assentos das praças dos anos 80. Literatura, contos, fábulas e poesias preenchem o pequeno armário, que fica sempre de portas abertas aos interessados em aprender.
“Como não temos espaço para uma biblioteca nós criamos esse espaço aqui na entrada. Além dos livros de autores renomados, a exemplo de Carlos Drummond de Andrade, os alunos também podem usufruir de várias revistas educativas” completa a diretora.
Todos os exemplares contidos na Praça da Leitura foram adquiridos pelo Ministério da Educação (Mec), através da parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A meta, de acordo com a diretora, é que cada turma confeccione um livro e exponha na Feira de Literatura, que será realizada na unidade no mês de abril.

Texto e Foto: Grazziele Santos