27 janeiro 2011

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL APRESENTA RELATÓRIO

Na manhã desta quinta-feira, 27, o Conselho Municipal de Assistência Social promoveu, através dos seus membros governamentais e não-governamentais, a apresentação de um relatório, referente às atividades realizadas durante o ano de 2010.
Além dos membros representantes dos órgãos participantes (coordenadores do Peti, CREAS, CRAS, Casa da Criança, Bolsa Família do Eduardo Gomes e do Projovem), também se fizeram presentes alguns conselheiros tutelares, eleitos na primeira eleição direta, promovido pela atual administração.
Compõem o conselho, 10 órgãos, sendo destes, cinco não governamentais (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Paróquia Nossa Senhora da Vitória, Lar Imaculada Conceição, Asilo Isaías Gileno Barreto e o EBAL); e cinco governamentais (Secretaria Municipal da Inclusão Social, Secretaria da Educação, SAAE, Secretaria da Saúde e Fazenda).
O relatório serviu para que cada órgão pudesse expor as atividades realizadas, além das dificuldades que deverão ser superadas durante o ano atual.
A equipe da Secretaria da Inclusão Social, através dos programas desenvolvidos pelo Creas, revelou uma realidade impactante quanto ao número de ocorrências de violência sexual praticada contra crianças no município. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), através de sua coordenadoria, apresentou o resultado de um ano significante entre perdas e conquistas. A coordenadora do Peti, Sandra Lima, informou que tem trabalhado, junto com sua equipe, para desvencilhar a concepção da comunidade de que o Peti seria uma espécie de escola, destinando o atendimento às crianças e adolescentes em situação de risco, com direitos violados, no que concerne à exploração do trabalho infantil.
Além desta vertente, a coordenadora informou que no conjunto Eduardo Gomes, o programa Federal deverá funcionar no Cras Gílson Prado Barreto e a partir do dia 08 de Fevereiro, terá início a divulgação do Peti nas escolas.
O Cras apresentou seus grupos de geração de renda, de gestantes, crianças e o grupo de terceira idade. As equipes da sede e do conjunto Eduardo Gomes foram remanejadas e a experiência dos profissionais será aproveitada, a exemplo do grupo de atividades para crianças portadoras de necessidades especiais, o qual já havia no Eduardo Gomes e está sendo estudada a possibilidade de implantação na sede.
Ao final das apresentações do material audiovisual, cada membro pôde esclarecer suas dúvidas, questionar as metodologias e se somar para o novo ano que já se iniciou.

Texto: Yara Santos