18 janeiro 2011

PREFEITO EMPOSSA CONSELHEIROS TUTELARES

Na manhã desta terça-feira, 18, o Prefeito do município de São Cristóvão, Alex Rocha, em solenidade realizada no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, assinou o Decreto de Posse dos Conselheiros Tutelares eleitos pela primeira eleição direta do município para o cargo em questão.
O evento conduzido pelo secretário chefe de gabinete, Valdione Sá, foi iniciado pela presidente Magna Barroso, que abordou temáticas importantes ligadas à eleição e ao exercício da atividade de Conselheiro Tutelar. Em seguida, foram chamados os conselheiros eleitos e os suplentes que compareceram, para assinar o livro de Ata, paralelo à assinatura do Decreto de Posse, pelo prefeito Alex Rocha.
“Essa foi a nossa 1ª eleição direta. Fizemos sem muita experiência e, por isso, as contrariedades e as denúncias estão sendo averiguadas pelo Ministério Público. Por isso, não empossamos os eleitos no dia 13, mas tendo sido autorizado, realizamos a posse na data de hoje. Na minha ótica, se houve algum prejuízo, foi para todos e não invalidam a eleição. Já solicitamos à secretaria de Inclusão Social, Carolina Pereira, a capacitação para os novos conselheiros”, adiantou a presidente.
Os conselheiros eleitos pela sede de São Cristóvão e pela região do grande Rosa Elze, além dos suplentes, que compareceram ao evento em número mínimo, foram recebidos pela secretária da Inclusão Social, Carolina Pereira, na sede do órgão referente após o empossamento.
Tomada a palavra, o prefeito Alex Rocha enfatizou a adoção do voto direto para a escolha do conselheiro tutelar, cuja iniciativa foi de sua gestão e as demais responsabilidades deste eleito. “O cargo de conselheiro é uma prerrogativa do prefeito, pois antes os gestores indicavam quem eles queriam e, agora, a população é quem escolhe através do voto direto.
“É importante que os conselheiros eleitos e os suplentes estivessem todos presentes a esse evento. O Ministério Público realizará a fiscalização do trabalho dos eleitos. Junto com a secretaria da Inclusão Social, foi possível implantar o CRAS no conjunto Eduardo Gomes, para atender a população vulnerável. Os eleitos vão precisar ter muito carinho, amor e determinação no trabalho com as crianças maltratadas e judiadas. Vocês vão contribuir com uma parte da sociedade mais vulnerável”, disse o prefeito, que parabenizou os vitoriosos.
A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Alex Rocha; secretária da Inclusão Social, Carolina Pereira; secretário da Educação, Morgan Prado; secretário chefe de Gabinete, Valdione Sá; secretário da Infraestrutrura, Marcos Souza; secretário da Fazenda, Paulo Roberto dos Santos; secretário da Administração, Manoel Barros; secretário Adjunto da Saúde, Angelino José Santos; Superintendente de Transporte e Trânsito, Wellington Alves de Oliveira; Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA); Magna Lúcia Cardoso Barroso; representantes da Câmara Municipal, os vereadores Bila e Carlos Vilão; representantes dos órgãos atuantes na garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, além dos conselheiros eleitos e de seus respectivos familiares.

Eleitos
Titulares da sede: Adenilde Santos; Jane Carla Souza Santos Correia; Lindaci Oliveira Messias dos Santos; Katiucia Menezes Ramos; Aglaé Figueiredo de Santana, do Conjunto Eduardo Gomes: Julio César dos Santos; Janizete Rezende Souza; Rosângela Rodrigues de Souza Gouvêa; Michael Andrey Cruz; Everton Oliveira Alves; sendo que dos suplentes, compareceram da sede, somente Marleide de Jesus e do grande Rosa Elze, Gilvânia Santos Braga do conjunto Eduardo Gomes.

Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos