10 janeiro 2011

CHEGANÇA DE RINDÚ HOMENAGEIA DIA DE REIS

“Entremos por esta santa casa, por esta santa casa, por esta santa casa....”. Foi em meio a esse louvor que a Chegança de Rindú, grupo folclórico de São Cristóvão, adentrou na última quinta-feira, 06, a Igreja do Rosário dos Homens Pretos, para homenagear o dia de Santos Reis.
Vestidos com fardamentos semelhantes aos uniformes militares da Marinha do Brasil, homens, mulheres e crianças encantaram os devotos que estavam na missa e exaltaram o menino Jesus. Vagarosamente os brincantes caminhavam em direção ao altar, onde estava a imagem do menino Jesus. A todo o tempo, os cerca de 25 componentes da Chegança, adoravam e engrandeciam o nome de Deus.
Liderados pelo mestre Rindú, os componentes que se dividiam em duas filas, esta em ordem crescente, ao chegar na frente do altar ficaram de joelhos e louvaram outro canto de adoração.
Após a adoração, mestre e seus brincantes saíram da igreja para danças e louvar a Deus na área externa do Rosário.
A solenidade fez parte da programação natalina, realizada pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria da Cultura e do Turismo. Onde proporcionou a população shows culturais, apresentação de grupos folclóricos, corais, feirinha de natal e um belíssimo presépio, que foi montado na Praça Patrimônio da Humanidade, para apreciação.

Dia de Reis
O Dia de Reis é uma das festas tradicionais mais singelas celebrada em todo o mundo católico. Segundo o Padre Bernardino, este dia se comemora a visita de um grupo de reis magos, vindos do Oriente, para adorar a Epifania do Senhor, ou seja, o nascimento de Jesus, o Filho por Deus enviado, para a salvação da humanidade.
Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos - que viajaram juntos. Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade e Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.
Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A festa de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.
Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto

Chegança
A Chegança é uma manifestação folclórica que retrata as grandes façanhas marítimas dos portugueses durante o Império de Portugal, quando a sua época dos grandes navegantes e desbravadores. Não se sabe ao certo como surgiu, porém acredita-se que é a dramatização das lutas trágicas das conquistas do mar vivido pelos portugueses.

Texto e foto: Grazziele Santos