14 janeiro 2011

PREFEITURA DE SÃO CRISTÓVÃO ORGANIZA FESTA DE NOSSO SENHOR DOS PASSOS

Na manhã desta sexta-feira, 14, o Prefeito do município de São Cristóvão, Alex Rocha; o pároco da cidade, Padre Bernardino, e os membros da secretaria da igreja Matriz; secretários municipais; Policia Militar; além do Superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, Wellington Alves Oliveira; o diretor do SAAE, Carlos Tadeu Rosa; o procurador municipal Edemílson Júnior e a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, para apresentação dos detalhes da organização da tradicional Festa de Nosso Senhor dos Passos, maior romaria do Nordeste, nos dias 19 e 20 de março.
Organizada por meio de uma parceria entre a Paróquia Nossa Senhora da Vitória e a Prefeitura Municipal, responsável por toda a logística do evento, a programação religiosa contará com um novo pároco, o qual deverá vir ao município após a saída do Padre Bernardino, o Padre Valdson dos Santos Azevedo.
Através da reunião a Prefeitura ficou a par dos pontos que devem ser trabalhados para que o evento transcorra de maneira segura para os fiéis e demais visitantes. Dentre as solicitações, ficou evidente que segurança é um ponto unânime entre os segmentos envolvidos.
Para as barracas, será realizado um mapeamento de um lugar para a instalação e organização dos vendedores ambulantes. Quanto ao transporte, a SMTT e a secretaria da Infraestrutura deverão redirecionar o fluxo de veículos, sinalização das ruas e outras medidas. Também será utilizado um guincho para remover os veículos que estejam ocupando a via por onde passará o cortejo religioso, sendo que para acionar tal medida, será anteriormente feita a solicitação de remoção.
Já para a segurança, será solicitado policiamento durante a procissão, proibida a venda de bebidas tanto nos barezinhos quanto nos ambulantes situados às ruas por onde passam a procissão, além da convocação da Polícia Ambiental para fiscalizar o som de mala dos carros durante o evento religioso.
Ao fim da reunião, ficaram acertados o alojamento das autoridades, a divulgação do evento através de uma política interna de visibilidade da festa tradicional, no sentido de deixarem evidência os pontos de apoio para os visitantes que chegarem ao município.
No mais, a população será avisada dos dias em que passará o caminhão do lixo e os carros de moradores do centro histórico serão identificados com adesivos, disponibilizados pela SMTT. A partir da próxima semana, a divulgação do evento terá caráter oficial.

Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos