16 dezembro 2011

Peti e Grupo ‘Jesus te Ama’ do Conjunto Eduardo Gomes realizam encerramento das atividades de 2011









A Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social de São Cristóvão, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, núcleo do Conjunto Eduardo Gomes, conjuntamente com o Grupo de Idosos “Jesus Te Ama”, atividade trabalhada pelo Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, realizou uma confraternização de encerramento das atividades de 2011, contando com apresentações e distribuição de presentes.
A coordenadora do Peti, Sandra Regina, revelou que esse ano foi diferente dos demais, pois foi adotado um caderno dos sonhos. “Esse ano, fizemos um caderno dos sonhos, onde cada criança assistida pelo Programa revelou o que desejava e um sistema de apadrinhamento foi desenvolvido, fazendo com que todos fossem surpreendidos com presentes”, explicou a coordenadora.
A programação foi realizada na quinta-feira, 15, no Salão da Igreja do Loreto, localizada no Conjunto Eduardo Gomes, onde a platéia esteve repleta de idosos e familiares das crianças do Peti. Ali, os adolescentes apresentaram uma peça teatral retratando a força do amor, através da presença de Deus na vida das pessoas, o que emocionou a todos.
Em seguida, o Coral, sob regência da professora Clara Raquel, trouxe músicas natalinas e preencheu a tarde. A confraternização foi regada a muito lanche saboroso e saladas de fruta, além do cachorro-quente e tortas.
A equipe conversou com todos os presentes e ao final da programação, foram entregues os presentes para as crianças que escreveram no caderno dos sonhos e sorteados balaios, o que alegrou as famílias que afirmaram ser um reforço para a ceia natalina.
A senhora Cleonice Conceição, 30, possui três filhos e dois sobrinhos no Peti, com idades entre 7 e 13 anos, revelou que esse é o ano em que suas crianças participam e o comportamento delas melhorou além de ajudar bastante, pois quando saem da escola vão para o Peti, e a mesma pode vender acarajé, o que complementa a renda da família.
Participaram os coordenadores, psicólogos, assistentes sociais e educadores do Sistema de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o gerente administrativo da Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, Márcio Siqueira.
Os encerramentos do Peti tiveram início no dia 14, no Recreio dos Passarinhos; no dia 16, no Parque Santa Rita; no dia 19, será no Povoado Aldeia, pela manhã e, no dia 20, pela manhã, na sede e na Casa da Criança e, à tarde, no Povoado Cabrita.






Texto e Fotos: Yara Santos