01 dezembro 2011

DIREITOS DA MULHER: SÃO CRISTÓVÃO ELEGE TRÊS DELEGADAS PARA A CONFERÊNCIA NACIONAL

Nos dias 08 e 09 de novembro, a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres realizou a III Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, quando reuniu a secretária Maria Telles, anfitriã do evento; a ministra Iriny Lopes; o governador Marcelo Déda; prefeitos; políticos; secretários; e centenas de mulheres (conselheiras, delegadas, convidadas) de todo o estado.
Intitulada “Pela Construção da Igualdade, Fortalecimento da Autonomia e Erradicação da Extrema Pobreza”, a programação foi realizada no Clube do Banese, localizada na capital, apresentou palestras, oficinas, debates, moções, expressões culturais e a eleição das representantes que participarão da Conferência Nacional, em Brasília, destacando o município de São Cristóvão, de onde foram eleitas três representantes da região da Grande Aracaju: Gilvânia de Souza, presidente do COMDIM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Cláudia Dias Ribeiro; e Adriana Santos, delegadas.
Prestigiada pela sua atuação no recorte da mulher, através da temática da autonomia, igualdade e segurança, a presidente do COMDIM de São Cristóvão, Gilvânia de Souza, foi convidada a compor a mesa de abertura ao lado das autoridades estaduais e nacionais, marcando a presença de São Cristóvão na luta pela garantia dos Direitos da mulher.
A ministra Iriny Lopes ficou responsável pela palestra Autonomia Econômica, Social e Política das Mulheres, através da qual pontuou que a autonomia e a igualdade são os eixos que serão trabalhados na Conferência Nacional, que acontece de 12 a 14 de dezembro, convocada pela presidente Dilma Roussef.
“O Brasil passa pela experiência de ser governado por uma mulher, o que cria um momento de avanço para as conquistas, pois a eleição de uma mulher simboliza que temos capacidades iguais, mas ainda precisamos superar as desigualdades. A diversidade está centro de qualquer política, pois é preciso levar em consideração: geracional, orientação sexual, raça, etnia, limites educacionais, diferenças econômicas e sociais, políticas inter-relacionadas e as parcerias entre as esferas políticas. Quem escuta programas são as Prefeituras, por isso precisamos estar lá”, disse a ministra.
Além de pontuar conquistas e confirmar a necessidade da presença feminina no protagonismo político, a ministra revelou o desejo de acompanhar o desenvolvimento da política para a Mulher em Sergipe. “Quero voltar a Sergipe para inaugurar o Juizado da Mulher. Hoje, somos um organismo com status de Ministério.o país cresce muito e nós queremos nos apoderar de parte desta riqueza e o Programa Nacional de Autonomia Financeira das Mulheres é o desafio deste órgão. Por fim, nós estamos caminhando juntos, mas somos diferentes”,concluiu a ministra que não pôde permanecer mais no evento, devido a um compromisso em Montevidéu.
O governado do estado, Marcelo Déda, cumprimentou a todas as mulheres, enviando um abraço fraterno a Mãe Marizete, sacerdotisa do culto negro em Sergipe. “O 1º Centro de Referência d Mulher foi criado no Sul do Estado e o 2º será inaugurado em Carmópolis e nós faremos consórcios intermunicipais para que cada município possua um. O estado está à disposição para a criação do grupo de vulneráveis”, disse. Antes de encerrar o seu discurso inclinado ao apoio à causa da Mulher como uma ferramenta de equilíbrio da natalidade, pobreza e educação, o governador cumprimentou a todos os componentes da mesa, com ênfase para a secretária, a ministra, vereadoras, deputadas e a presidente do COMDIM de São Cristóvão, Gilvânia de Souza, aclamada por palmas das delegadas que aprovaram a escolha desta para representá-las, Marcelo Déda disse “Dilma é a tradução, a síntese da mulher brasileira”.
As demais palestras trataram da análise da realidade social, econômica, política e cultural de Sergipe; e desafios para a construção da Igualdade de Gênero.
Em palestra sobre economia, o Professor Ricardo Lacerda apresentou dados que mostram um Brasil internacionalmente emergente, sendo este o ciclo mais expansivo dos últimos 24 anos. “A Europa está estagnando, o crescimento da economia americana está em baixa e os preços dos commodities são favoráveis”, expôs. O palestrante apresentou um Brasil de classes, onde a pobreza e a miséria estão diferenciadas por ideologias analógicas. “O Nordeste possui 59% da pobreza brasileira. Dentro dessa realidade, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Sergipe contém 311.162 pessoas em situação de pobreza extrema, ou seja, vivem com uma renda que não ultrapassa R$ 70”, disse.
De acordo com o professor, a solução para a diminuição da pobreza é a descentralização territorial da renda; do acesso às políticas públicas; a interiorização do emprego e a valorização da diversidade cultural.
Após as palestras, foram trabalhados cinco eixos, discutidos em grupos, cujas propostas e formulações serão levadas pela comissão eleita, à Brasília.
Os debates contemplaram a temática de gênero; orientação sexual; discriminação religiosa, étnica, econômica; a falta de ascensão vertical feminina; a seguridade dos direitos conquistados referentes à maternidade e a doenças trabalhistas, além das moções criadas por grupos organizados.
As delegadas de São Cristóvão participaram de eixos diferentes, no sentido de levar a cada um deles, melhorias para a mulher sancristovense e, posteriormente foi realizada a eleição por região, com vagas para representantes governamentais e não-governamentais para participar da nacional.
Após o trabalho realizado pelo COMDIM em prol da temática dentro do município de São Cristóvão, onde está articulado com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento, com a sociedade civil organizada, sindicatos rurais e pesqueiros, além do apoio policial, sendo a instalação de um núcleo para atendimento dos casos de violência à Mulher, uma conquista desta presidência, junto com o município, contando com o apoio do Delegado, o município de São Cristóvão ganhou destaque pela sua participação integral nos eventos municipais, onde prefeito Alex Rocha recebeu a visita da secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Maria Telles; apresentando o maior grupo de participantes da Conferência Territorial, realizada em Laranjeiras;e, agora, com três representantes do município eleitas para representar Sergipe em Brasília.
A presidente do COMDIM, Gilvânia de Souza, estendeu o convite às artesãs da Sala dos Saberes e Fazeres, que compareceram e aproveitaram para expor e comercializar os produtos confeccionados, como as bonecas customizadas com o folclore local, sendo esta uma boa oportunidade para fazer intercâmbio cultural.














*Ligue 180 - Centro de Atendimento à Mulher


Texto e Fotos: Yara Santos