12 dezembro 2011

CARNALITA: SÃO CRISTÓVÃO É O FUTURO DO POTÁSSIO NO PAÍS

O Governador do Estado de Sergipe, Marcelo Déda, e o Prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha, visitaram a Plataforma de sondagem da Empresa Rio Verde Minerals, localizada no Povoado Timbó, neste município, onde o presidente da mineradora canadense, Luís Maurício, revelou que São Cristóvão representa o presente e o futuro do potássio para o mundo.
Durante a solenidade, sexta-feira, 09, de conclusão do primeiro furo, a direção da Empresa, revelou que Sergipe é o único produtor de potássio em todo o hemisfério Sul e, sendo o Brasil, uma potência agrícola e os minérios de potássio, carnalita e sulvinita serem fertilizantes muito utilizados na agricultura, a exploração inicial será voltada para o mercado interno, podendo expandir.
O potencial de São Cristóvão vai gerar milhares de empregos e renda, possíveis devido à parceria com a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, que apóia a perfuração. A empresa está perfurando há seis meses no Povoado e o que havia sido calculado para 30 metros surpreendeu a todos com a mineralização já a 80 metros, com o potencial da carnalita.
Contratados técnicos experientes da Petromisa e Petrobras, segundo o setor geológico da Empresa, uma mina tem cerca de 15 anos de vida útil, sendo a terceirização dos serviços, o sinônimo da promoção de mais de 500 empregos diretos e indiretos para a região.
Definindo como alviçareira, a atividade de mineralização, o governador Marcelo Déda, homenageado com a placa de conclusão do primeiro furo, reconheceu a relevante participação do prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha. “Hoje, escrevemos mais uma linha deste momento histórico, pois o futuro da exploração do potássio no Brasil é em Sergipe, no município de São Cristóvão, onde sem o apoio do prefeito Alex Rocha, não teria sido possível empreender, agora a carnalita não é mais um sonho, é uma realidade, um avanço nos trabalhos, na cadeia de fertilizantes”, concluiu o governador.
A assessoria da empresa revelou que dentro de um mês, chegará a Sergipe, o furo virtual, que até o momento, só existe na Inglaterra, com a prospecção virtual.
A Empresa está há dois anos no Estado de Sergipe identificando jazidas minerais e trazendo desenvolvimento e constatando que a bacia de Sergipe é maior do que a bacia do estado do Amazonas e menos burocrática para a mineralização.
Mais uma vez, a administração pública da quarta cidade do país contribui para o desenvolvimento e empregabilidade populacional, aumentando a qualidade de vida.
Prestigiaram a solenidade autoridades federais; o governador do Estado; o prefeito de São Cristóvão; deputados; vereadores; secretários de São Cristóvão; técnicos e demais representantes da Empresa Rio Verde Minerals e a Imprensa.








Texto e Fotos: Yara Santos