11 dezembro 2011

CONDURB SE REÚNE E CLASSIFICA ÁREA DO MOSQUEIRO COMO MACROZONA URBANA 2

Na última semana, a presidência do CONDURB - Conselho de Desenvolvimento Urbano de São Cristóvão reuniu-se com arquitetos, engenheiros, técnicos ambientalistas, secretários da Infraestrutura e representantes de órgãos federal e não-governamental, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, onde trataram do Lote 15 B, localizado na Avenida W, Povoado Mosqueiro, anteriormente área sub júdice quanto ao município a que pertence, Aracaju ou São Cristóvão.
De acordo com a determinação do juiz de direito em substituição da Vara Cível da Comarca de São Cristóvão, Dr. Antônio Cerqueira Albuquerque, ficou determinado como ato definitivo a autorização do desmembramento e registro da área desmembrada, passando esta a ser de responsabilidade de São Cristóvão.
Interessados na construção de empreendimentos residenciais no logradouro, arquitetos e engenheiros apresentaram vantagens analisadas pelo CONDURB, em companhia dos demais representantes do município.
Após votação, a área em questão ficou classificada como zona de consolidação 2, sendo possível a construção de alguns empreendimentos comerciais, e macrozona urbana 2. Durante a argumentação, os representantes da empresa interessados na construção dos empreendimentos revelaram que o projeto está pronto há um ano e,por parte do município, caberá um investimento mínimo, e um arrecadamento alto, já que existe a valorização da área.
O secretário Municipal da Infraestrutura, Anselmo Lisboa, mostrou-se preocupada com a expansão, porém foram garantidas as medidas preventivas. Para a execução do projeto, estão sendo fiscalizados os gabaritos, o equilíbrio ambiental, pois os engenheiros e fiscais de obras precisam estar presentes durante as construções e já contam como ações em andamento o Plano Municipal de Habitação, cuja comissão já foi criada.



Os representantes do município mostraram-se preocupados com o conseqüente crescimento populacional e o aumento da demanda para a Educação e Saúde, que se destinada neste momento a São Cristóvão, o município não está pronto para atender.






Texto e Fotos: Yara Santos