08 dezembro 2011

EMEF Lauro Rocha realiza encerramento anual do Programa Saúde na Escola



Após um ano de atuação, o Programa Saúde na Escola foi encerrado na manhã da quarta-feira, 07, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Rocha, localizada no Bairro Rosa Maria, município de São Cristóvão.
Realizado pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio de parcerias com ór
gãos da área da Saúde, foram escolhidas diversas unidades escolares, onde as equipes de profissionais do PSF – Programa da Saúde da Família desenvolveram palestras, práticas de higiene bucal, prevenção à dengue e higiene pessoal, que resultaram em qualidade de vida para as crianças e suas famílias.
Na Escola Lauro Rocha, a diretora Josinalva Santos da Silva e os professores participaram do encerramento anual do programa, em companhia dos alunos, que responderam a diversas perguntas sabatinadas pelos profissionais da equipe 11, do Programa de Saúde da Família da Unidade de Saúde Mariano Nascimento, composta por enfermeiros, odontólogos, médicos,
técnicos e agentes de Saúde.
As crianças mostraram tudo que aprenderam, respondendo a perguntas feitas por toda a equipe, de maneira que disseram como prevenir cáries; sintomas da dengue; nomes de vermes; a forma correta de utilização do fio dental; como escovar; alimentos importantes para uma boa dentição; onde guardar os remédios em casa; automedicação; formas de dispensar fezes e urina de animais de estimação e, à medida que acertavam, eram premiadas com brinquedos providenciados pela equipe de saúde.
Segundo a enfermeira, Ana Lúcia Pereira Simões, foi aplicado flúor em todas as escolas do município elencadas pela Prefeitura e o desenvolvimento do Programa resultou na melhoria da qualidade de vida daquelas crianças e de seus familiares, que passaram a freqüentar mais a unidade de saúde local. Após as perguntas, as crianças tiveram um lanche saudável e a equipe marcou novo encontro para o próximo ano.

A diretora do Posto Mariano Nascimento, Rosana Vieira, esteve presente durante o encerramento. “Com o Programa Saúde na Escola, as crianças ficaram esclarecidas”, disse.
A odontóloga fez perguntas e pediu para que as crianças que soubessem as respostas levantassem o braço, a grande comoção mostrou que todas estavam sabendo como prevenir doenças bucais e corporais, além de hábitos saudáveis de alimentação e de higienização.
De acordo com a diretora, a temática tem sido trabalhada em sala de aula, reforçando os ensinamentos da equipe de saúde e já observa resultados positivos nas crianças.
Satisfeitas com as brincadeiras, em posse de bolas, jogos, bolas de gude, dominós e quebra-cabeças, as crianças tiveram uma manhã diferente e associaram que cuidar dos dentes é cuidar da saúde e cuidar da saúde é viver bem.
Prestigiaram a atividade de encerramento, a diretora da escola, Josinalva Santos da Silva; a diretora da unidade de Saúde, Rosana Vieira; a odontóloga, Marília Alves Cruz Barreto; a auxiliar de Consultório Odontológico, Daniele Cardoso Silva; a enfermeira, Ana Lúcia Pereira Simões; o técnico em enfermagem, Lucivaldo Costa; agentes de Saúde e professores.










Texto e Fotos: Yara Santos