02 dezembro 2011

INCLUSÃO: CAMINHADA DA CONSCIÊNCIA LEVA MENSAGEM DE IGUALDADE PARA O CONJUNTO EDUARDO GOMES







Na manhã desta sexta-feira, 02, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, por meio de sua rede de proteção, realizou a Caminhada da Consciência, finalizando os trabalhos desenvolvidos durante todo o mês de novembro, cuja morte de Zumbi dos Palmares levou à data da Consciência Negra ser comemorada neste período, mobilizando os usuários contra todos os tipos de preconceitos, em prol da valorização da cultura dos povos indígenas, brancos e negros, responsáveis pela formação da nação brasileira.
Reunidos em frente à Igreja do Loreto, localizada no Conjunto Eduardo Gomes, adolescentes atendidos pelos programas e projetos desenvolvidos pelo município, através do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS; o Centro de Referência Especializada da Assistência Social – CREAS; a exemplo do Peti e Projovem, participaram da caminhada em companhia dos psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais, ao som dos adolescentes do grupo de percussão ‘Reciclando para o Futuro ‘, do Projovem Adolescente.
A realização do percurso contou com o apoio da SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de São Cristóvão) em direção à Praça principal do Conjunto. A manifestação levopu a população e comerciantes a prestigiarem a Caminhada, aplaudindo o pedido de paz, respeito e que ‘ser diferente não é ser melhor nem pior é ser você’.
As diversas expressões compuseram a mobilização, como o hip hop, o break, o afoxé e o samba. Moradores presenciaram as apresentações e aprovaram a proposta. “Esse tipo de movimento é muito válido, pois integra a comunidade, diminui as distâncias e, conseqüentemente, os índices de violência no município”, disse o senhor Marcos, do Conselho Municipal de Segurança.
Com o trajeto monitorado pela SMTT, o diretor de Trânsito de São Cristóvão, Éverton Silva, revelou se identificar com a proposta desenvolvida com o grupo Reciclando para o Futura, que trabalha a música com o material reciclável.
“Essa proposta lembra a minha infância, quando utilizávamos latas para fazer música e , hoje em dia, ocupar os adolescentes com essa ideia, só de estar trabalhando a mente deles e afastando-os da ociosidade, já está de parabéns e tem o meu apoio”, falou o diretor de trânsito.
Chegando à Praça Principal, os adolescentes se encontraram com os adolescentes do Projeto Cultura da Senzala, desenvolvido pelos professores Raimundo e Irany Carvalho, com meninos de áreas vulneráveis do município, mostrando que basta uma oportunidade para que eles brilhem.
A integração fez com que todas as formas de expressão mostrassem que a miscigenação racial resultou no que o povo brasileiro tem de melhor, a sua cultura, unindo os ritmos e as danças numa só linguagem de paz,em que todo ser humano deve ser respeitado como é.




Texto e Fotos: Yara Santos