20 janeiro 2012

SÃO CRISTÓVÃO PREPARA-SE PARA A CONFERÊNCIA ESTADUAL DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL





Desde 2011, São Cristóvão possui o Portal da Transparência (www.saocristovao.se.gov.br ) , o qual só se tornará obrigatório a partir de 2013, mas optando pela lisura, a administração disponibiliza seus dados aos cidadãos, possibilitando a esses, o exercício da democracia participativa e ontem sexta-feira, realizou a 1ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social.




Organizado pela Coordenação Executiva da COMU, o evento aconteceu no auditório do Colégio Estadual Senador Paulo Sarazate, onde reuniu representantes governamentais e não governamentais de São Cristóvão e do Estado, órgãos como a CGE e a CGU, através dos quais foram trabalhados quatro eixos, junto a grupos divididos durante o credenciamento.

O primeiro eixo tratou da Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; o segundo, Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; o Terceiro, a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e o quarto, Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.

A metodologia de trabalho foi explicada pela representante da CGE, Wilma Machado, em companhia do secretário Adjunto, Eujácio José Reis. Após elegerem as 20 propostas que serão levadas à Conferência Estadual da Transparência e Controle Social, representantes do poder público municipal, sociedade civil e instituições lançaram-se candidatos a delegados e cada esfera teve seus eleitos.
Utilizando metodologia objetiva, a representante da CGE, em companhia do secretário Adjunto do órgão, Eujácio José Reis, orientaram e conduziram a votação, cujo resultado agradou a todos, que puderam escolher líderes populares e demais candidatos compromissados com a Transparência.
Participaram da Conferência, realizada no auditório do Colégio Estadual Paulo Sarazate, o prefeito municipal, Alexsander Oliveira de Andrade; o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Roberto de Santana; o secretário de Finanças, Lauro Rocha de Andrade; o secretário Adjunto da CGE, Eujácio José Reis e Wilma Machado; o representante da CGU, Geílson Leão; a presidente da COMU, Epifania Pinto; o representante dos conselhos, Luís Carlos Freire França e o representante da sociedade civil, Israel Tavares.





Texto: Yara Santos



Fotos: Grazziele Santos / Yara Santos