27 janeiro 2012

RODA DE LEITURA HOMENAGEIA SR. JORGE E ENALTECE AS MARCHINHAS DOS BONS CARNAVAIS

Realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo de São Cristóvão, através da Coordenação da Biblioteca Pública Municipal Senador Lourival Baptista, a última Roda de Leitura do mês de janeiro reuniu estudantes, historiadores e um grande nome da cultura popular do município, o folclorista Sr. Jorge.

Contando com a presença da secretária de Cultura e Turismo, Aglaé Fontes; com a coordenadora da Biblioteca, a professora Rose Mary de Jesus Barros Barbosa; com a coordenadora da Casa do Folclore Zeca de Noberto, Maria Glória Santos; a coordenadora do Posto de informações Turísticas, Eliene Marcelo; o diretor do Museu Histórico de Sergipe, o historiador, Thiago Fragata; o grande homenageado, o folclorista Sr. Jorge encantou a platéia com as histórias dos antigos bailes de carnavais, além de cantarolar as marchinhas que embalam as suas lembranças.

Ouvintes atentos, os componentes do Projovem Adolescente, acompanhados pelo educador social Nílson Conceição, cantaram juntos com o folclorista, sem perder o ritmo, músicas de Lamartine Babo e tantos outros.

Eliene Marcelo, caracterizada com uma máscara dos tradicionais bailes carnavalescos, entrou na Roda, cantando e dançando, o que encantou a todos, pois foi possível relembrar a brincadeira de décadas passadas.

A secretaria aproveitou para sabatinar o folclorista, pois o mesmo se trata de um patrimônio não só de São Cristóvão, mas de todo o país, pois tem lembranças preciosas de um tempo vivido intensamente e passa adiante por meio das conversas e da garotada que renova as gerações.

Os adolescentes do Projovem participam de um Projeto Musical desenvolvido pelo educador Nílson Conceição e junto com a proposta, é trabalhada a consciência ambiental, através da reciclagem. No período de 15 a 17, os componentes do Projovem desenvolverão o Projeto “Acorda Povo”, convocando toda a população sancristovense a participar do VIIII Carnaval dos Carnavais, que ocorrerá de 17 a 21 de fevereiro.