30 janeiro 2012

CULTURA REÚNE COORDENADORES DE BLOCOS E DEFINE DETALHES DO VIII CARNAVAL DOS CARNAVAIS

No período de 17 a 21 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizará o VIII Carnaval dos Carnavais, uma festa para toda a família relembrar as boas brincadeiras com bandinhas de frevo, caretas, blocos e muito frevo.

Para tanto, a Secretaria realizou a primeira reunião com representantes de blocos carnavalescos de São Cristóvão, onde compareceram mais de 30 representantes quer participarão do Carnaval de paz, sem mela-mela.

Foram discutidos os detalhes, o percurso foi modificado, de maneira que contemple os pontos turísticos da cidade histórica, saindo da Praça da Bandeira, sem incomodar moradores que, antes dessa organização se viam prejudicados com as demandas da festa.

As bandinhas de frevo acompanharão os blocos, os quais deverão apresentar um número superior a 50 componentes. O horário também está sendo redefinido, pois aos coordenadores se comprometerem com a pontualidade das sequências, os blocos poderão sair num horário em que a incidência solar esteja menor, diferente dos anos em que saíram próximo ao meio dia.

A secretária da Cultura e Turismo, Aglaé Fontes, conversou com todos os coordenadores em sua sala na Secretaria, onde deixou claro que a Prefeitura contribuirá com as bandinhas de frevo, que tocarão as marchinhas que embalaram os melhores carnavais da história, além disso, haverá fiscalização para a manutenção da tranqüilidade da festa e os bonecões, que homenageiam ícones da cultura sancristovense, irão à rua prestigiar a todos os foliões. A secretária também assegurou que o som de mala dos carros serão proibidos durante a festa, para que não prejudiquem o andamento e não ponham em risco os prédios antigos, mediante à vibração.

Os blocos que, por tradição, desfilam pela manhã, poderão cumprir com o seu percurso. Participaram da reunião, os presidentes dos Conselhos Tutelares do Município (sede e Eduardo Gomes), que aproveitaram a presença dos representantes dos blocos, para orientar acerca da atuação do órgão junto aos blocos.

Após a brincadeira diurna, haverá uma programação noturna com palco instalado pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, a partir das 21h, na cidade histórica. Compareceram à reunião, a secretaria municipal de Cultura e Turismo, Aglaé Fontes; o secretário municipal de Comunicação, Pedro Rocha; conselheiros tutelares e presidentes de blocos da sede e do Conjunto Eduardo Gomes.

Na próxima reunião, as modificações acatadas através de votação dos presentes serão apresentadas. O novo encontro está previsto para a próxima quinta-feira, 02 de fevereiro, pela manhã.

Tradição - Presidente de um dos blocos carnavalescos mais antigos de São Cristóvão, Zé da Sucam, revelou que no dia 19 de fevereiro, o bloco “As Piranhas” completará 30 anos de folia. Para comemorar, o carnavalesco vai realizar uma festa interna no Apicum, para a qual todos estão convidados. O Bloco surgiu através de um jogo de futebol, no qual os jogadores se vestiam com roupas de mulheres e realizavam a partida na lama, iniciando toda a brincadeira.


Texto e Foto: Yara Santos