30 janeiro 2012

ENCERRAMENTO: SÃO CRISTÓVÃO SE DESTACA NA FEIRA DE SERGIPE 2012

O encerramento da Feira de Sergipe 2012 na noite de ontem, 29, destacou o sucesso da participação de São Cristóvão, através das inúmeras visitas ao stand, realizadas pelos turistas e demais interessados em conhecer a arte produzida pelos artesãos sancristovenses.

Com o stand requisitado, as artesãs destacaram a arte aplicada em chaveiros com formas dos chapéus do Reisado; pequenas e grandes bonecas temáticas; negas malucas; boizinhos; bordados; toalhas para mesa; as queijadas; os briceletes; as bolachinhas salgadas; os doces, com destaque para o de pimenta, com um toque de mel e um leve ardor no final, o que conquistou os visitantes que se habilitavam a prová-lo.

Além da folheteria divulgando os pontos turísticos de São Cristóvão, os agentes do município convidaram todos os visitantes a participarem do VIII Carnaval dos Carnavais, que acontece no período de 17 a 21 de fevereiro.

Tardes e noites, as bonequeiras confeccionaram sua arte no próprio stand, chamando a atenção de todos que passavam, mostrando o potencial cultural e artístico do município, que através das mãos delicadas das trabalhadoras conta histórias, revive a infância, aproxima o passado do presente e aprende palavras como patrimônio material e imaterial, que se concretiza por meio das cantigas de roda que acompanha todo o fazer.

Do outro lado, mãos precisas entalhavam na madeira o patrimônio histórico de São Cristóvão. O artesão Nivaldo Oliveira, conhecido em todo o estado, baiano residente em São Cristóvão há alguns anos, abrilhantou o stand com a sua arte em madeira, reproduzindo pontos como a Praça São Francisco, detentora da chancela de patrimônio da Humanidade; as igrejas e todo o seu entorno.

A arte de São Cristóvão deu um brilho a mais ao evento, enaltecendo a diversidade de Sergipe, menor estado do país, possuidor da quarta cidade do país, no auge dos seus 422 anos, uma senhora cheia de histórias, cultura, patrimônios e aspirações, prestes a comemorar mais um Carnaval, em grande estilo.

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e sua Direção de Turismo, em parceria com o Sebrae, promoveu a divulgação do que há de melhor no município e convida você a participar de 17 a 21 de fevereiro, de uma festa para toda a família, sem mela-mela, com frevo e muitas marchinhas. "O abre alas, São Cristóvão vai passar!"

Texto e Fotos :Yara Santos