12 abril 2011

SEIDES CAPACITA TÉCNICOS DO BOLSA FAMILIA





Representantes das secretarias da Saúde, Educação e Inclusão e do Desenvolvimento Social participaram na manhã de ontem, 11, da Capacitação Intersetorial para a Operacionalização dos Sistemas na Gestão das Condicionalidades do Bolsa Família. Promovido pela Secretaria Estadual da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), o evento tem como objetivo promover a capacitação e integração dos operadores dos sistemas do Programa Bolsa Família dos três setores, Inclusão, Saúde e Educação. Entre os convidados o consultor do Ministério da Saúde e técnico do setor de informática da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição, Luciano Freire e a representante do Ministério da Educação e consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Conceição Zotta, que fez questão de ressaltar a importância do trabalho em conjunto. “Quando executamos algo em parceria, nós conseguimos fazer com que o nosso trabalho tenha concretude, juntos o trabalho do PBF tem eficácia” disse. Para a secretária da Inclusão, Eliane Aquino, a capacitação é a prova de um novo patamar que se abre na política brasileira. “A política intersetorial exclui a individualidade e põe em prática o trabalho em conjunto, eximindo a culpa ou obrigação de apenas um setor. Todos juntos tem o compromisso de executar e auxiliar no desenvolvimento dos municípios sergipanos” completa.


São Cristóvão

O município de São Cristóvão tem cerca de 13 mil famílias assistidas pelo PBF. Segundo a coordenadora do Bolsa Família, Elaine Cristina Vieira, a política de integração entre os setores já vem sendo trabalhada no município. “Nós sempre estamos em contato uns com os outros, quer seja através de reuniões, telefone ou mesmo via internet. Todas as dúvidas, informações ou esclarecimentos são compartilhadas entre nós, assim mantemos não somente a integração, mas também garantimos o desenvolvimento do município” explica.


Presenças

Participaram do evento o secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Freitas; da Saúde, Antônio Carlos Guimarães; a secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva; a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Aída Almeida; e o presidente do Colegiado Estadual de Secretários Municipais de Assistência Social (Coegemas/SE), Adelvan Macedo, o Secretário da Saúde de São Cristóvão, Edemilson Brito, Roseane Lima, representande do PBF da Saúde municipal, Luzineide de Jesus, representande do secretário da Educacão de São Cristóvão e Weverton dos Santos, representante dop PBF da secretaria da educação de São Cristóvão. A banda de percussão do ProJovem Adolescente do município de Macambira executou o hino nacional brasileiro na abertura do encontro.


Texto e foto: Grazziele Santos