19 abril 2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E DO TURISMO REALIZA RODA DE LEITURA

Na manhã desta terça-feira, 19, a Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo realizou a 1ª edição do Projeto Conversa, através do qual foi promovida a Roda de Leitura, o que contou com a mediação da secretária Aglaé Fontes, entre temas, leitores e estudantes, reunidos na Biblioteca Municipal Doutor Lourival Baptista, localizada no entorno da Praça São Francisco, detentora da chancela de Patrimônio da Humanidade.
Atentos aos leitores convidados dispostos na roda, os estudantes se identificaram com a leitura e com a forma apaixonada de ler e de se entregar à literatura, despertando um novo sabor dos livros e da grandeza dos textos quando se dedica um tempo para eles, nos presentes.
Convidados para lerem os temas, Thiago Fragata, diretor do Museu Histórico de Sergipe, leu “A casa da gritaria”, do Livro Emília no País da Gramática e “O Brasil tem Petróleo”, do Livro O poço de Visconde; Eliene Marcelo, escritora sancristovense, leu O primeiro trabalho de Hércules, “O leão da Neméia”, do livro O Minotauro, e o segundo trabalho, “A hidra de Lerna”, do mesmo livro; Maria Rita dos Santos, Diretora do Colégio Estadual Deputado Elísio Carmelo, leu “Uma ideia da senhora Emilia, do livro Emilia no país da Gramática, e “Portugalia”, do livro Emilia no país da Gramática; Maria da Gloria dos Santos, Coordenadora da Casa do Folclore “Zeca de Noberto”, leu “O Visconde desabafa. Seu retrato de Emilia. A boneca pensa em Hollywood, do livro Emilia no país da Gramática e “Dona Benta descobre as memórias da Emilia. Pedrinho e Narizinho aparecem no quarto. Fim da aventura de Hollywood, do mesmo livro; Rose Mary, representante da Biblioteca onde foi realizada a roda, leu “A ideia do Visconde”, do livro Aritmética da Emilia, e “Mais artistas da aritmética da Emilia, e “Mais artistas de Aritmética, do livro Aritmética da Emilia, e impressionaram os estudantes presentes.
“A Biblioteca Municipal foi reformada, nela estão funcionando provisoriamente, um núcleo infantil e o núcleo sergipano. A partir de 12 de Maio, o prédio reformado será entregue à comunidade com projetos especiais, a exemplo do “Unidunitê”. A informatização da Biblioteca abrirá um universo ainda maior de oportunidades para os jovens”, arrematou a secretaria da Cultura e do Turismo, Aglaé Fontes.
Convidada para ler, a escritora Eliene Marcelo revelou que escolheu o seu texto por se identificar com a obra. “Escolhi a obra de Hércules porque me identifico com as histórias mitológicas, além de Hércules, em específico, tratar-se de um semideus com 12 trabalhos”, explicou.
A próxima Roda de Leitura será realizada no mês de maio, com autor a ser apresentado pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo.

Texto e Foto: Yara Santos