06 abril 2011

CREAS REALIZA MANHÃ DA HIGIENE BUCAL

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e proporcionar mais conhecimento aos participantes do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), que a Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizou nesta manhã, 06, palestras sobre higienização bucal.
Atentos a tudo que era dito pela cirurgiã-dentista, Adriana Souza, os pequenos aprenderam como escovar corretamente os dentes e também sobre os cuidados com a boa alimentação, evitando doces e demais alimentos que tenham alto teor de açúcar. Adriana explica, que escovar os dentes diariamente, no mínimo três vezes ao dia, é muito importante, mas existem ainda outros cuidados que devem ser tomados, pois a grande maioria das doenças são contraídas pela boca.
A dentista também faz um alerta aos pais e explica que a escovação deve ser monitorada com atenção. “Muitos pais acham que crianças entre 03 e 05 anos de idade já tem autonomia para escovar os dentes sozinha, quando na verdade elas ainda sentem dificuldade e acabam por contrair doenças pela falta da escovação correta” explica.
Presente em tudo o que a pequena Clésia faz, Lourdes Cordeiro, mãe, faz questão de acompanhar todas as atividades da filha, controlando inclusive a alimentação e o excesso de doces. “Eu faço questão de acompanhar todo o processo de higienização bucal da minha filha, ensino a ela a passar o fio dental e antibacteriano. Na minha casa existe um dia da semana em que ela e os irmãos podem comer doces, no mais prefiro que eles evitem por causa das cáries” completa.
De acordo com a assistente social, Ana Luiza Meneses, aproximadamente 35 participantes, entre crianças e adolescentes foram contempladas no dia da higiene bucal, que teve início na tarde de ontem, 05. Além das palestras, as crianças ganharam um kit contendo pasta de dente e escova e aplicação de flúor.
“Nosso intuito é proporcionar a eles sempre o conhecimento bom, o conhecimento que possa ser propagado em toda a família. Muitas crianças que estão aqui nunca foram ao dentista, esse com certeza é a primeira vez de muitas que virão, pois eles estão aprendendo a se cuidar bem” disse.
Em sua segunda visita, as irmãs Ana Paula Bispo e Joana Dar’c, falaram que gostaram muito da palestra e tudo o que foi ensinado será praticado a partir de hoje. “Se antes eu não comia muito doce, agora é que eu não quero mesmo. Quero ter um sorriso bem bonito” falou a alegre Ana.

Texto e foto: Grazziele Santos