05 abril 2011

INCLUSÃO E INFRAESTRUTURA REALIZAM AÇÕES NA LIXEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO

Ao final do mês de março, a Dr.ª Gicelma Santos do Nascimento, Procuradora Regional da República, sua equipe multidisciplinar, e o perito judicial, João Sampaio D’ávila, visitaram a lixeira do município, onde foram acompanhados pelo secretário municipal da Infraestrutura, Marcos Souza; pela assistente social, Ana Luíza Meneses Silva, e pela psicóloga Milena Machado Barreto, do CREAS de São Cristóvão, e fizeram algumas solicitações aos representantes do município, os quais também solicitaram algumas medidas do órgão fiscalizador.

De acordo com a análise do secretário da Infraestrutura, assim como todos os municípios, São Cristóvão passa por dificuldades e precisa de drenagens, pavimentações e apresenta interesse em tratar o xorume através de empresas de saneamento, dedicando a este o cuidado que merece.

A Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social de São Cristóvão, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realiza o cadastramento dos catadores que já atuam na lixeira do município, situada na divisa entre o Povoado Saco dos Borges e Tinharé, e a Secretaria da Infraestrutura, que já havia feito o cercamento do local, prepara-se para construir uma guarita, a qual será ocupada por um vigilante.

Diretor administrativo da Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, Márcio Siqueira, informa que o órgão visa realizar o cadastramento dos catadores em programas e proporcionar um futuro melhor. “Pretendemos detectar quem não está inscrito nos programas federais e cadastrá-los, além de proporcionar qualificação para que, futuramente, possam competir por vagas melhores”, disse.

A assistente social do CRAS da sede, Acácia Regina Nascimento, explicou que o cadastramento não trata-se de um incentivo para que as pessoas trabalhem na lixeira, mas à segurança e à assistência dos trabalhadores que já se encontram no local. “Através do cadastramento, será possível assistir as pessoas que já estão frequentando o local e, com o objetivo de oferecer segurança na atividade, distribuir kits, contendo luvas, botas e máscaras, e, futuramente, retirá-los de lá para um futuro mais promissor”, falou.

A atuação do CRAS no cadastramento dos catadores disponibilizará o atendimento de profissionais da assistência social e da psicologia e a instalação da guarita aumentará a segurança no local e coibirá a entrada de pessoas não-cadastradas.


Audiência

No dia 19 de abril, haverá uma audiência na Justiça Federal envolvendo os municípios de Aracaju, Socorro, e São Cristóvão, para avaliação do relatório da ADEMA, onde reprova mais uma vez a área disponibilizada, desta vez na Palestina (Socorro). Serão apresentados as medidas mitigadoras executadas pelos municípios nos seus respectivos lixões ou aterros controlados.

“É importante ressaltar que não serão aceitos novos catadores após o cadastramento, sendo assim, deve ser realizado o cadastramento de forma modesta, e sem promessas”, concluiu o secretário da infraestrutura, Marcos Souza.



Texto e fotos: Yara Santos