08 abril 2011

SÃO CRISTÓVÃO PARTICIPA DE SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO INTEGRADA

Nos próximos dias 11, 12 e 13 de abril, a cidade de São Cristóvão participará do I Seminário de Gestão Integrada de Riscos e Desastres realizado pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria da Defesa Civil, o evento traz como tema “Uma nova perspectiva para a Defesa Civil Nacional”.

Representado pelo coordenador da Defesa Civil de São Cristóvão, Luciano Silva, o seminário abordará além, de temas como conservação e melhoramento de prédios localizados em áreas de risco, debates, discussões e trocas de experiências que irão enriquecer o curriculum dos participantes, proporcionando não somente o entendimento quanto ao assunto em pauta, mas também facilitando a execução dos serviços em casos de prevenção de desastres.

O principal intuito do seminário é fomentar a troca de experiências na área de prevenção, oferecendo oportunidade para a sociedade, órgão de defesa civil e entidades não-governamentais discutirem ações visando à construção de novas perspectivas relacionadas à redução de desastres.

Para Luciano o seminário servirá como um curso de capacitação, onde através de oficinas e palestras o participante poderá adquirir mais conhecimento auxiliando assim todo o serviço desenvolvido pela Comdec.

Na oportunidade, os participantes poderão conhecer experiências de diversos países que estruturaram seus sistemas de defesa civil com ênfase na prevenção. Estão confirmadas as presenças de especialistas da Holanda, Itália, México, Turquia, Colômbia, Noruega e do Banco Mundial.

“Durante o evento nós conheceremos as mais novas tecnologias utilizadas por diversos países, a exemplo dos Estados Unidos e da Venezuela. Nossa meta é absorver todo o conhecimento para colocarmos em prática assim que retornarmos” completa.

As experiências brasileiras na gestão de risco e desastre serão apresentadas em inúmeras conferências, oficinas e mesas redondas conduzidas por estudiosos e autoridades sobre o tema de varias regiões do País, especialmente por integrantes das Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil (Cedecs).

O Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres – Uma nova perspectiva para a Defesa Civil Nacional é aberto à participação de representações da sociedade civil, universidades, órgãos de defesa civil dos estados e municípios, e do governo federal e acontece na cidade de Brasília nos dias 11, 12 e 13 desse mês.


Texto e foto: Grazziele Santos