18 abril 2011

JUNTA MILITAR DE SÃO CRISTÓVÃO COMPLETA 3 ANOS DE INFORMATIZAÇÃO

A Junta Militar de São Cristóvão completa, nesta segunda-feira, 3 anos de informatização. Funcionando dentro do padrão de excelência do Exército Militar Brasileiro, os procedimentos que, antes, duravam cerca de 40 dias para serem realizados, hoje, são feitos em questão de minutos.
A informatização do sistema foi introduzida em 18 de abril de 2008, na Junta Militar, localizada na sede do município, e no Posto de Alistamento do Conjunto Eduardo Gomes, reinaugurado no último dia 05 de abril.
“O município de São Cristóvão é um dos pioneiros na informatização podendo através do sistema online, realizar transferência de documentos e a retificação de dados cadastrais, que demorava 40 dias para ser realizada anteriormente ao sistema, já que a Delegacia controla a Junta Militar e esta, por sua vez, o Posto de Alistamento”, explicou o agente alistador Genisson dos Santos Correia.
O alistamento dentro do prazo deve ser realizado até 30 de abril. Sendo que os retardatários ficam impossibilitados de exercerem atividades civis regulares.
De acordo com o agente, até meados de abril, a Junta recebeu alistamentos da região do Grande Rosa Elze, com a tendência de aumentar a procura de um grupo formado por interessados que residem nas imediações ou distante, em povoados.
“Com a reabertura do Posto de Alistamento do conjunto Eduardo Gomes, no prédio da Subprefeitura, a demanda da sede deve diminuir, mas a população tende a deixar para última hora, podendo perder oportunidades de emprego, devido à falta do alistamento”, alertou o agente.

Convocação
No dia 26 de Maio, os alistados no período de 1º de Janeiro a 30 de abril, devem comparecer à Junta Militar para a cerimônia de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
A partir da entrega do CDI, o cidadão poderá exercer atividades civis regulares e caso deseje ingressar na vida Militar, poderá tentar concursos.
Os documentos necessários para o alistamento militar são duas fotos em formato 3X4 recentes, sem acessórios (piercings, gargantilhas); comprovante de residência; R.G. ou Certidão de Nascimento originais.

Texto e Foto: Yara Santos