08 abril 2011

DIA MUNDIAL DA SAÚDE BENEFICIA COMUNIDADE DO CANTINHO DO CÉU

No dia Mundial da Saúde, 07, a Secretaria Municipal da Saúde de São Cristóvão realizou uma grande mobilização no conjunto Cantinho do Céu, onde centenas de pessoas da comunidade foram beneficiadas com serviços da atenção básica, pediatria, clínico geral, imunização, endemias, ginecologia, nutrição, psicologia, saúde bucal, um belo lanche e muitas brincadeiras.
O atendimento foi realizado através do apoio da igreja católica e da igreja Pentecostal Arca da Aliança, acolhendo os profissionais dos órgãos da sede do município, dos postos de saúde do conjunto Eduardo Gomes e Rosa Elze, além dos CAPS João Bebe Água e Valter Correia, os quais disponibilizaram serviços que, anteriormente, só seriam possíveis nas unidades de saúde mais próximas daquela comunidade, ou seja, no Posto de Saúde do conjunto Luiz Alves. À ação estiveram presentes todos os coordenadores e alguns diretores de unidades de Saúde da Família.
Segundo o secretário da Saúde de São Cristóvão, Edemílson Brito, a comunidade foi escolhida, devido à carência de uma unidade no local, o que deve ser solucionado pela administração atual. “Quando a comunidade do Cantinho do Céu precisa se consultar, se desloca até o Luiz Alves, por isso, neste dia Mundial da Saúde, estamos disponibilizando os serviços de pediatria, clínico-geral, ginecologia, a equipe da Covisa, que traz através dos panfletos e orientações, a prevenção à dengue e à leishmaniose, além dos serviços de atenção dos CAPS”, detalhou o secretário.
Durante o dia de ontem, pressões arteriais e glicemias foram verificadas, exames de lâminas foram realizados, atividades psicopedagógicas foram desenvolvidas, vacinas foram regularizadas, preservativos foram distribuídos e a saúde bucal foi tratada com seriedade, sendo distribuído o kit, contendo escova e creme dental para adultos e crianças.
Ao conversar com o público presente, o secretário da Saúde explicou que o posto de saúde do conjunto Luiz Alves já foi transferido para um prédio em melhores condições e que algumas carências da saúde do município estão sendo solucionadas.
“Mudamos o Posto do conjunto Luiz Alves para um local melhor, onde haverá atendimento odontológico e pretendemos continuar trabalhando. A medicação da atenção básica já está chegando aos postos e caso as pessoas encontrem dificuldades, podem buscar a Farmácia Popular. As pessoas devem estar atentas e prevenir-se contra a dengue, que já evoluiu para o tipo quatro”, informou o secretário.
A população foi atendida pela clínico-geral e pediatra, Ana Cláudia Costa. Além do lanche, a animação ficou por conta da palhaça ‘Pitoca’, que já atua no conjunto Luiz Alves e somou-se à ação, prendendo a atenção das crianças e tornando a vacinação apenas um detalhe, sem medo e sem queixas.
O atendimento estendeu-se por todo o dia de ontem e foram atendidas centenas de pessoas, entre adultos, idosos e crianças com os mais variados históricos.
O idoso José dos Santos, 74, aproveitou a oportunidade para verificar a pressão, medir a glicemia e consultar-se com a clínica-geral. A jovem Catarina, 17, com o filho nos braços, aproveitou para verificar como anda a saúde de seu bebê e a própria, já que é uma mãe adolescente e o corpo ainda está se formando. Além deles, algumas pessoas regularizaram as vacinas que estavam pendentes.
“A mobilização é importante porque aproxima a Saúde do povo da comunidade e de toda cidade de São Cristóvão”, concluiu o secretário.

Texto e foto: Yara Santos