20 abril 2011

PETI REALIZA I ALMOÇO DE PÁSCOA





A Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social de São Cristóvão, através da Coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizou um almoço de Páscoa nesta quarta-feira, 20, para as crianças assistidas pelo programa, distribuindo ovos e explicando o significado da simbologia da Páscoa, por meio de palestra.
Os educadores responsáveis pelas explicações, abordaram elementos simbólicos do período, como o ovo de páscoa e o coelho, associados às comemorações. Responsável pela temática, a educadora, Simone Lopes, explicou que durante toda a semana, o tema foi trabalhado junto às crianças “o ovo significa a renovação da vida; o coelho, a fecundidade; a vela, a iluminação dos caminhos; o pão e o vinho, o corpo e o sangue de cristo; o sino, usado para anunciar a ressurreição; o cordeiro, o próprio Cristo; e o girassol, a busca dos cristãos em Cristo”, disse.
O oficineiro Ricardo Lins realizou sua palestra através da citação do 1° Corínthios capítulo 11, versículos 23 e 24, “onde mostra a lembrança de Jesus orientando os discípulos a estarem reunidos em ceia, comendo o pão e o vinho, simbolizando o corpo e o sangue de Cristo”.
Na cozinha, o arroz branco, feijão e o peixe cozido no creme de leite preparados pela cozinheira Elenildes Nascimento Santos, deram um cheiro especial ao almoço oferecido às crianças assistidas. Segurando o ovo de Páscoa, as crianças comeram satisfeitas e muitas revelaram que não sabem se ganharão ovos de Páscoa, de suas familias, mas que a oportunidade criada pela atual coordenação do Peti realizou o sonho de muitas delas.
A auxiliar administrativo, Marli Silva, revelou que a coordenação do Programa definiu uma agenda, na qual está previsto o início dos trabalhos voltados para as comemorações do Dia das Mães. É a Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social trabalhando pela infancia e adolescência de São Cristóvão.

Texto e Fotos: Yara Santos