31 julho 2010

SÃO CRISTÓVÃO SERÁ DESTAQUE NA REVISTA DE HISTÓRIA

Acompanhada da Superintendente Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Terezinha Oliva, a secretária municipal da Cultura e Turismo de São Cristóvão, Aglaé Fontes concedeu entrevista nessa tarde a “Revista de História”. Questionada sobre o que sentia, Aglaé Fontes explicou que a espera é angustiante, mas nada a desanima.

“Estamos desde ontem na expectativa do resultado, pensei que fosse sair mais rápido, mas até agora dos 39 sítios a serem julgados apenas três foram avaliados. Mas esperamos que até a noite a gente já esteja com o resultado em mãos” desabafa.

Durante a entrevista, a secretária falou sobre o empenho dos governos federal, estadual e municipal para os reparos exigidos pelo comitê da UNESCO. Além, do cumprimento das exigências outras medidas foram tomadas pela secretaria da cultura e turismo, a exemplo da compra de novas roupas para os grupos folclóricos, realização de cursos na área de eventos e turismo e capacitação do corpo de funcionários.

“Todos os trabalhos desenvolvidos giram em torno da possibilidade de ganharmos o titulo de Patrimônio da Humanidade, para isso estamos desde já preparando nosso pessoal e também a própria comunidade para que o turista seja muito bem acolhido e retorne muitas vezes” completa.

Essa é a segunda vez que a cidade de São Cristóvão disputa o titulo de Patrimônio da Humanidade. A primeira vez aconteceu em 2005, quando a cidade foi julgada e orientada a cumprir algumas exigências estabelecidas pela UNES CO. E m junho desse ano a Praça São Francisco, localizada há cerca de 23 km da capital sergipana, foi contemplada com uma nova iluminação, onde toda a fiação e subterrânea dando um ar mais atraente ao cartão postal mais lindo de Sergipe.

Foto e Texto: Grazziele Santos direto de Brasília