22 julho 2010

Secretaria da Inclusão Social promove cursos de Manicura e Pedicura



Processo para a construção de um novo tipo de sociedade, através de transformações, pequenas e grandes, nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas. É desta maneira que é definida a atividade de Inclusão Social e, no município de São Cristóvão, a Secretaria desenvolve cursos profissionalizantes destinados a jovens interessadas em entrar no mercado de trabalho e mudarem os indicadores sociais e a realidade em que se encontram.

Com a duração de 10 dias, sendo realizado de segunda à quinta, duração de duas horas e meia diárias, o curso de manicura e pedicura, ministrado pela professora Gardênia Rodrigues, atende 25 interessadas, das quais muitas já faziam unha em suas casas, mas aproveitaram a oportunidade de se profissionalizar, para aumentar a renda, oferecendo um trabalho de maior qualidade por um preço de mercado.

A professora do curso é um exemplo vivo de que é possível aumentar a renda econômica através do trabalho de manicura e pedicura, tanto que formada em Auxiliar em Enfermagem e graduanda em Química, não deixou de atender seus clientes.

“Até hoje, o retorno econômico tem sido interessante para a minha renda econômica. No curso, não dá para ter 100% do aproveitamento porque nem todas as participantes se identificaram com a profissão, mas algumas que já atendiam sem a técnica buscaram se qualificar”, explicou a professora.

Monike Santos de Oliveira, 23, mora nos Pintos e está participando do curso com o desejo de aumentar sua renda. “Sempre fiz manicura e pedicura dos meus familiares e é com eles que eu vou buscar uma ajuda de custo para investir no meu próprio negócio”, disse a participante.

Ana Raquel França Vieira, 28, é uma das participantes que já atendiam seus clientes em casa, mas aproveitaram o curso para esclarecer as dúvidas e investir para incrementar a renda da família. “Já atendo a domicílio, mas o curso foi bom para aperfeiçoar e tirar as dúvidas, pois essa é a minha principal renda. Agora, já me sinto preparada para atender profissionalmente e, futuramente, montar o meu próprio salão de estética”, revelou a empreendedora.
Texto: Yara Santos
Fotos: Grazziele Santos