14 julho 2010

PREFEITURA DE SÃO CRISTÓVÃO REALIZA BLITZ EDUCATIVA

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através de suas secretarias, está realizando uma série de atividades em prol do combate do consumo das drogas, com atenção especial ao crack, que tem assolado a infância e a adolescência do município com índices alarmantes do uso entre a população com idades de 12 a 16 anos.

A Secretaria de Inclusão Social e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito realizaram uma Blitz Educativa em frente à Universidade Federal de Sergipe, onde estudantes, adultos, idosos, famílias inteiras, em seus carros, motocicletas, bicicletas, lotações, foram interceptados e receberam panfletos explicativos quanto à importância da família no combate do consumo das drogas por adolescentes.

Com a faixa “Não deixe a Droga tomar conta do seu filho”, a Blitz contou com a participação de agentes de trânsito, técnicos do CRAS e do CREAS, além da CPRv, que garantiu a segurança dos motoristas e dos colaboradores da ação que distribuíram panfletos e adesivos para alertar a população sobre a necessidade de combate ao crack.

Nos fôlderes, o alerta chama a atenção das famílias para a mudança de amigos, falta de apetite, sono exacerbado dos adolescentes, dentre outros sintomas que podem ser o indicativo do consumo da droga.

Segundo a representante do CRAS, Acácia Santos Almeida, a Blitz foi interessante para promover uma interação com a população, pais de usuários e a comunidade em geral. “A parada foi eficiente, o folder e os adesivos ajudaram bastante facilitando a transmissão da mensagem do CRAS, no referente ao trabalho desenvolvido pelo órgão voltado para o adolescente em situação de risco. O CRAS vai desenvolver um trabalho de palestras, pois o consumo do crack está avançado entre adolescentes de 12 a 14 anos”, disse.

O superintendente da SMTT de São Cristóvão, Wellington Alves de Oliveira Júnior, participou da Blitz, onde também panfletou entregando a cada família um folder com informações sobre os sintomas que os adolescentes apresentam quando mantêm contato com a droga, medidas de prevenção e de tratamento.

“Esse é só o início da parceria entre a Assistência Social e a SMTT. Dispomos de seis agentes, dois diretores e da CPRv, que também nos ajudou na realização do evento, mas quando houver mais, a SMTT ficará à disposição da causa”, afirmou o superintendente.

Os trabalhos estão sendo realizados conjuntamente entre os órgãos do município, pois o consumo do crack já deixou de ser um problema de Segurança para ser Saúde Pública, onde o combate e tratamento só obterá êxito se atuar em parceria com os demais órgãos, ocupando e recuperando cada um dos adolescentes do município da quarta cidade do país.

Texto; Yara Santos
Fotos: Grazziele Santos