31 julho 2010

SANCRISTOVENSES NA TORCIDA PELO TITULO

Brasilienses, sergipanos, paraenses ou alagoanos, não importa a naturalidade. O país inteiro está na torcida pela conquista do titulo de patrimônio da humanidade. A análise da lista de candidatura à Patrimonios Mundiais teve início na tarde de ontem, mas devido ao horário foi encerrada, sendo retomada nessa manhã.
Segundo o Prefeito Alex Rocha, que está acompanhando todo o processo de perto, até o presente momento a Praça não entrou em análise, mas tudo indica que até à noite os brasileiros já terão o resultado.“Ainda estamos aguardando a análise da comissão. Mas apesar da demora estamos todos confiantes e temos certeza que o resultado será positivo” explica o prefeito.
A Praça São Francisco é o único monumento brasileiro na disputa pelo titulo, além da Praça outros 39 sítios de diversos países aguardam julgamento. A candidatura do município passou por uma análise criteriosa, que exigiu muitas adequações da cidade às exigências da UNESCO, mas o item primordial foi a mobilização e conscientização da população.
Pensando nesse critério, que o casal de funcionários públicos, Sosthenes e Joana Prado não perderam tempo e começaram a mobilizar amigos e vizinhos. Nascido em Aracaju, mas criado em São Cristóvão, Sosthenes residente da capital brasileira há mais de 15 anos, soube através do irmão que a Praça seria candidata, não pensou duas vezes e começou a votar.
“Soubemos que a votação poderia ser feita pela internet, nós então, começamos a propagar a ideia com os vizinhos e depois fomos mobilizando os amigos e os colegas do trabalho. A praça faz parte da minha infância, assisti grandes apresentações de artistas famosos com meus irmãos e amigos, nada mais justo que a gente ganhe o título” declara.

Tombamentos
Os primeiros tombamentos em São Cristóvão ocorreram entre os anos de 1941/44 e protegeram monumentos isolados. O conjunto arquitetônico e urbanístico do Centro Histórico foi tombado em 1967. São dez os bens tombados individualmente:

1. Praça de São Francisco
2. Igreja e Convento Santa Cruz - Convento São Francisco
3. Igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitórias
4. Sobrado à Rua Getúlio Vargas S/N – Restaurante Solar do Parati
5. Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo
6. Sobrado à Rua Messias Prado N°20 – Restaurante do Japonês
7. Igreja de Nossa Senhora do Amparo
8. Antiga Ouvidoria – Futura sede do Iphan
9. Antiga Santa Casa de Misericórdia – Lar Imaculada Conceição
10. Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens
Pretos



Foto e Texto: Grazziele Santos direto de Brasília