23 julho 2010

CEAC MÓVEL APORTA NA CIDADE HISTÓRICA

Levar cidadania a todas as comunidades sergipanas proporcionando ao cidadão serviços essenciais. Esse é o objetivo do projeto Ceac Móvel realizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Administração em parceria com as prefeituras municipais. Com estrutura para atender cerca de 800 pessoas ao dia, a unidade do Ceac Móvel estacionou ontem, 22, na Praça Matriz, sede de São Cristóvão.
Rodrigo Silveira, diretor geral do Ceac Móvel, explica que a unidade móvel é equipada com terminais de atendimento ofertando a população 85 serviços, a exemplo de confecção de carteira de Passe Livre para maiores de 65 anos, marcação e autorização de consultas e exames, pré-inscrição para o programa Sergipe alfabetizado, ouviroria, energisa, emissão de certidão de nascimento, carteira de trabalho e outros.
O serviço mais procurado de acordo com o diretor ainda é a emissão da
carteira de identidade. “Disponibilizamos diariamente 200 senhas para RG, que pode ser utilizado para 1° via ou 2° via. Para isso o cidadão deve apenas trazer seus documentos e foto” completou.
A estudante Bárbara Silva, 18 anos, soube dos serviços através do CRAS do município e não pensou duas vezes em tirar a primeira via da carteira de trabalho. “Acordei logo cedo para não enfrentar nenhuma fila. Sempre tive vontade de tirar minha carteira, mas apesar da proximidade com a capital para mim ficava complicado ir sozinha, mas agora já resolvi o problema” falou a jovem.
Já a servidora municipal Maisa Barroso aproveitou a manhã de folga para marcar consultas médicas para ela e toda a família. “Acho maravilhoso quando a prefeitura firma parcerias como essas, que agilizam nossas vidas.
No meu caso teria que ir até Aracaju para agendar minha consulta o que levaria tempo e geraria gastos, aqui fui atendida em apenas 5 minutos e tudo resolvido” disse satisfeita.
Grande parte dos serviços ofertados nos Ceac fixo foram trazidos para São Cristóvão. O projeto da unidade móvel funciona desde o ano passado e já percorreu 70 municípios sergipanos atendendo mais de 70 mil sergipanos. O ônibus do Ceac Móvel fica no município até o final da tarde de amanhã, funcionando das 8h às 16h.

Foto e Texto: Grazziele Santos