26 julho 2010

CURSO DE CABELEIREIRA GARANTE RENDA EXTRA PARA MULHERES SANCRISTOVENSES

Manter-se na moda é a grande preocupação de grande parte do público feminino. Sinônimo de beleza por excelência, as mulheres sancristovenses não perdem tempo quando o assunto é arrumar as madeixas. Não importa o processo que será utilizado, pode ser corte, tintura, realce das luzes ou mechas, alisamento, escova ou até mesmo alongamento dos fios, nada disso importa quando o assunto é beleza. Mas quando o tema é unir o prazer em se arrumar com o aumento da renda financeira as coisas mudam de foco.
Pensando na geração de renda desse público tão exigente, que a Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) está promovendo durante um mês o curso profissionalizante em Corte & Escova e Oficina de Química. Sob o comando do professor Gilvan Souza, 25 inscritas estão aperfeiçoando seus conhecimentos e garantindo o sustento da família no final do mês. “Nosso intuito aqui é ensinar a técnica, desvendando os truques utilizados em grandes salões. Queremos que a aluna saia daqui trabalhando, ganhando seu próprio dinheiro” revela o professor.
Com duração de quatro horas diárias, as alunas se esforçam para aprender tudo o que é ensinado pelo mestre. Atenta a todas as dicas de Gilvan Souza, a dona de casa Luciana Santos, moradora do Alto da Divinéia, já sonha em montar seu próprio salão. “Eu já trabalho com tratamento de beleza. Faço unha, relaxo cabelo, escovo. Tudo isso à domicilio, a única coisa que eu não fazia era cortar, mas com o curso eu aprendi muita coisa, assim me sinto segura para abrir meu próprio negócio.
O curso chamou a atenção do público feminino, que ocupa 100% das vagas oferecidas no Cras. Para o professor o interesse dos homens ainda é pouco, mas não significa que o mercado esteja fechado para eles. “Nós ensinamos aqui técnicas que servem tanto para cabelos femininos como para o público masculino. A aluna sai daqui segura em atender todos os tipos de públicos, o que garante uma freguesia eclética” explica.
Já a estudante Bárbara Raquel, 18 anos, é iniciante na área da beleza, mas já está certa que não vai parar por aqui. “Quero continuar me aperfeiçoando. Eu sempre gostei dessa área, muitas vezes ganho um trocado fazendo o cabelo de amigas e vizinhas, mas agora quero estudar e trabalhar para mim mesma” completa.
Os cursos profissionalizantes promovidos pelo Cras, tem como objetivo atender principalmente as famílias inscritas nos programas do Peti e Bolsa Família, mas também estão abertos a comunidade. Desde 2009 já foram oferecidos mais de 50 cursos, todos com certificados, totalizando cerca de 1250 novos profissionais.

Foto e Texto: Grazziele Santos