12 julho 2010

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO REALIZA II ENCONTRO DOS SERVIDORES

Acontece na próxima sexta-feira, 16, o II Encontro dos Servidores Públicos de São Cristóvão. Realizado anualmente pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão por meio da Secretaria da Administração o evento visa integrar as relações de trabalho promovendo o bem estar entre os funcionários e colaboradores da gestão.
Debates, palestras, sorteio de brindes e muita diversão fazem da programação, que neste ano está pra lá de atraente. Em São Cristóvão o servidor público é um dos patrimônios mais preciosos. Por isso desde o início da gestão diversos cursos de capacitação estão sendo realizados em parcerias com as demais secretarias.
Durante toda a manhã da sexta-feira, funcionários e colaboradores irão se reunir no salão do Convento dos Carmelitas, sede do município, para juntos tirarem dúvidas e desfrutas de diversas palestras, a exemplo da palestra que será proferida pelo técnico da Caixa Econômica Federal e do especialista em medicina do trabalho, Dr. Sérgio.
Segundo o Secretário da Administração, Manoel Barros, a ação é uma forma de estreitar os laços entre o empregador e o empregado. “Nosso intuito é elevar a auto-estima do servidor, fazendo com que o mesmo trabalhe mais bem humorado, com prazer o que resultará no excelente atendimento a população” explicou.

HISTÓRIA DO SERVIDOR PÚBLICO
Em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, formou-se o embrião daquilo que seria a máquina administrativa estatal. São, portanto, duzentos anos de funcionalismo público. O Brasil se tornou independente, virou império, república. E lá estavam os servidores. Governos e governantes vieram e passaram, e os funcionários permaneceram. Tanto na ditadura quanto na democracia, a imensa máquina pública brasileira jamais deixou de funcionar.
Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas institui o 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público, através do Decreto-Lei Nº 5.936. Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - Lei 8.112, de 11.12.1990 - a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor. Este cargo é, em geral, preenchido por meio de concurso público. Mas a história mostra que são esses funcionários, na verdade, os grandes responsáveis pela manutenção e organização dos serviços prestados pelo poder público, em qualquer nível.

Foto e Texto: Grazziele Santos