30 julho 2010

COMITIVA SANCRISTOVENSE ACOMPANHA SESSÃO DE JULGAMENTO DA PRACA SÃO FRANCISCO



O restante dos membros que compõem a comitiva sancristovense, que acompanhará o julgamento da Praça São Francisco ao patrimônio da humanidade desembarcou nesta manhã em Brasília, capital do país. Encabeçada pelo gestor do município, Alex Rocha a comitiva se diz muito animada e ansiosa pelo resultado. “Queremos e vamos sair daqui com o resultado nas mãos”falou Alex Rocha.
A 34ª sessão aberta pelo comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) acontece em um hotel, localizado no SHTN, Brasília. Apenas membros de delegações podem ter acesso ao local, onde cerca de 800 pessoas de 187 países estão reunidas para discutir assuntos que vão desde bens matérias a culturais e meio ambiente de diversas cidades.
Segundo Aglaé Fontes, secretária da Cultura,que acompanha a sessão desde o dia de ontem, são muitos os itens analisados pela comissão, que trabalha até a noite. “Nós dependemos do parecer de 21 países, eles analisam muita coisa, como detalhes técnicos. Mas, apesar da demora no resultado a animação está de pé”completa.
O julgamento da Praça São Francisco estava previsto para ser realizado na manhã de hoje, mas devido a extensão dos debates sobre os possíveis problemas em cidades que já são tombadas como patrimônio, o julgamento deverá ocorrer no final dessa tarde ou amanhã.
Confiante Luiz Alberto Santos, subsecretário de Patrimônio e Cultural (Subpac), falou que está muito tranqüilo, pois todas as exigências da UNESCO foram rigorosamente cumpridas. “Fizemos tudo que estava ao nosso alcance. Nós, prefeitura, estado e governo federal nos unimos para fazer tudo, exatamente tudo que foi pedido por eles. Tenho total convicção que o título já é nosso” completa.
Quanto à ansiedade, Luiz Alberto explica que é normal, pois o julgamento é feito por 21 conselheiros, cada um de um país diferente o que acaba deixando os presentes um pouco tensos.
Texto: Grazziele Santos direto de Brasília