30 julho 2010

PRAÇA SÃO FRANCISCO ESTÁ A UM PASSO DA CANDIDATURA

Será dado início logo mais às 15h a sessão que tratará da nomeação de bens para integrar a lista de Patrimônio da Humanidade. A grande expectativa gira em torno do julgamento da Praça São Francisco, localizada no município de São Cristóvão. Marcado para o inicio dessa manhã, os trabalhos de nomeação e analise das cidades candidatas ao titulo não puderam começar devido ao prolongamento das discussões sobre os possíveis problemas em cidades que já são tombadas como patrimônio da humanidade.
Não existe nenhuma certeza que titulo tão almejado seja julgado hoje, mas existe a esperança. De acordo com a organização do evento a análise da Praça São Francisco será realizada até amanhã a tarde. A Praça São Francisco, em São Cristóvão, é o único local brasileiro que concorre à classificação de Patrimônio Mundial pela Unesco, disputando com outros 38 ‘sítios’ existentes em diversos continentes.
Para chegar até aqui a cidade de São Cristóvão enfrentou o que podemos chamar de uma verdadeira guerra. Reforma de monumentos, modificação no sistema de esgoto, iluminação subterrânea foram apenas alguns dos desafios enfrentados e vencidos pela comissão. Além da conscientização da população de todo o estado.

Texto: Grazziele Santos direto de Brasília