07 julho 2010

Governo do Estado e Prefeitura Municipal de São Cristóvão somam forças para combater o crack

Primeira-dama,Eliane Aquino, une forças com o Governo municipal de São Cristóvão para combater o consumo do crack
Coordenadora do CAPS, Edjane Mendes, apresentou a realidade do município

Prefeito Alex Rocha assumiu o compromisso de fazer o Plano Municipal de combate ao crack



Plateia foi composta por secretários,servidores,vereadores e líderes populares
A primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, visitou o município de São Cristóvão, onde se reuniu com o prefeito Alex Rocha, a primeira-dama do município e secretaria de Inclusão Social, Carolina Oliveira, secretários municipais, conselheiros tutelares, delegados, vereadores e líderes populares engajados no combate ao tráfico de drogas.

A reunião foi realizada no Museu de Artes Sacras, seqüenciada de explanações de membros que compõem a equipe do Gabinete da primeira-dama do Estado, seguida de apartes dos agentes municipais. “O nosso Gabinete visitará os dez municípios apontados pela Secretaria de Segurança Pública- SSP- como os casos mais graves no que se refere ao consumo do crack em Sergipe, e São Cristóvão é um deles”, disse Eliane Aquino.

O encontro serviu, também, para a divulgação do Disque Denúncia 181, para o qual a população pode ligar gratuita e anonimamente e ajudar o Estado a desarticular pontos de tráfico de drogas. Além deste número, o Disque Saúde 0800 282 282 2, serve para complementar a ação dos órgãos responsáveis pelo combate e prevenção.

A primeira-dama elogiou as ações realizadas pelo município, que já panfletou junto à comunidade, realizando ações em parceria com a Secretaria de Educação. “São Cristóvão deu o pontapé inicial no combate às drogas quando realizou panfletagem nas escolas, mobilizando os pais e outros familiares no combate ao consumo, o que tem atraído crianças cada vez mais jovens”, reconheceu Eliane Aquino.

No município, algumas ações têm sido realizadas com a intenção de promover a integralização dos órgãos nas ações de combate ao consumo do crack. Sendo assim, a Secretaria de Inclusão Social, através do CRAS e do CREAS, tem promovido o alerta da população para que todos possam detectar o uso da droga e as medidas para combatê-la.

No dia 13, será realizada uma Blitz Educativa em frente ao Campus da Universidade Federal de Sergipe. “Técnicos do CRAS e do CREAS e agentes da SMTT distribuirão material informativo a partir das 16h30min até às 19h00”, informou a secretaria de Inclusão do município, Carolina Oliveira.

A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial -CAPS-, Edjane Mendes, esteve presente e relatou a realidade enfrentada pelo setor pelo qual é responsável. “São Cristóvão apresenta um quadro de usuários do crack que já engloba crianças de 07 anos de idade. O município não está no ponto zero, mas precisa articular e trazer um novo olhar para tratar o usuário, que não pode ser excluído”, disse.

O promotor público Deijaniro Jonas participou do evento e marcou a presença através de um alerta dado às autoridades presentes. “O Estado instituiu um comitê gestor, o município já possui uma política de combate às drogas, mas é importante que haja uma interface, uma integralização. Se o crime pode ser organizado, por que a sociedade não pode ser também? É importante que a comunidade se envolva ainda mais e aprenda a detectar os sintomas de um usuário e combata”, alertou o promotor.

Ao final do evento, o prefeito Alex Rocha assumiu o compromisso de apresentar o Plano Municipal de combate às drogas, no dia 22 de julho, ao Gabinete da primeira-dama do Estado, que deverá se basear nos dados do diagnóstico para destinar recursos e firmar demais parcerias.

Texto: Yara Santos
Fotos: Grazziele Santos