29 julho 2010

XX Encontro Sergipano de Corais termina hoje em São Cristóvão



No período de 26 a 29 de julho, a Igreja do Rosário, localizada no município de São Cristóvão, foi sede do XX Encontro Sergipano de Corais, evento realizado através da parceria da Prefeitura de São Cristóvão com a Universidade Federal de Sergipe - UFS.

O tema deste encontro é “História, arte, cultura, beleza e fé reunidos em um único lugar”, que tomou forma através do prédio histórico da igreja, onde os grupos de corais e visitantes se acomodaram e imprimiram em seu canto a emoção de se apresentarem no dos patrimônios que guardam a história e a cultura de diversos povos, principalmente o sancristovense.



Na noite da quarta-feira (28), o evento foi aberto com as palavras da professora Aglaé Fontes, secretária de Cultura de São Cristóvão, seguida da apresentação do Coral CODER-SE, executando a composição de Zezé de Camargo, Doce Mistério, sob a regência do maestro Antônio Sérgio Chagas. O prefeito Alex Rocha prestigiou o evento em companhia de representantes do órgão de Cultura do Município.



A noite foi abrilhantada por solos, percussões, composições antigas, releituras de arranjos e crianças emocionando a platéia, que lotou a pequenina Igreja do Rosário. Seguiram na programação o Coral Lions, sob a regência do maestro Jairo Melo da Silva; o Coral Canarinhos de Aracaju, sob a regência do maestro Carlos Magno; o Grupo Vocal Habitassom; o Coral da Igreja Presbiteriana Independente e o Coral Vox Populi.


Os integrantes dos grupos que se apresentaram demonstraram-se bastante estimulados com a parceria entre a Prefeitura e a UFS. “No ano passado, só houve a realização do encontro nacional, mas o estadual é igualmente importante e a realização deste com certeza vai inspirar a continuidade e a participação dos corais, elevando o nível e fazendo com que os repertórios sejam montados exclusivamente para o evento”, disse Magno Júnior, regente do Coral Jovens Canarinhos, que se apresentou na última terça-feira.

As crianças dos Canarinhos emocionaram toda a platéia, pois em meio aos integrantes mais experientes de corais tradicionais de Sergipe, fizeram bonito em sua apresentação. O maestro Carlos Magno reservou as músicas Veja Margarida, Aquarela e O Sole Mio, composição de Eduardo di Capua, que com os solos dos gêmeos ‘Din din’ e ‘Don don’, como são apelidados, arrancou aplausos de toda a platéia e até de quem passava pela rua. O Coral finalizou sua apresentação com uma oração africana Siy Ahamba, emocionando e arrancando elogios de todos.



Os participantes fizeram questão de afirmar que vieram todos os dias para prestigiar os demais grupos, pois há muito esperavam pela oportunidade de reencontrar os amigos e participar de um evento estadual com o porte do que foi realizado em São Cristóvão, em parceria com a UFS.

Programação- Nesta quinta-feira (29), o XX Encontro Sergipano de Corais (ESCO) será encerrado com a apresentação do Coral em Canto, sob a regência domaestro Álvaro Araújo dos Santos Filho; Coral Genaro Plech, sob a regência da maestrina Maria das Vitórias de Souza Santos; Coral da Aspene, sob a regência do maestro Jairo Melo da Silva; Coral do SINTESE, com o regente Zéq’ Oliver; Coral da Petrobras UO-FAFEN/SE, sob a regência de Antônio Sérgio T. das Chagas.

Texto: Yara Santos
Fotos: Grazziele Santos