22 julho 2010

Prefeitura de São Cristóvão investe na digitalização dos documentos

Servidores do município participaram de treinamento ministrado pelo Arquivista atuante em Gestão de Informação, Oriel Rocha, da Greendoc - Documento Verde, responsável pelo projeto de digitalização dos documentos que está sendo implantado em todos os setores do município.
A Prefeitura Municipal de São Cristóvão está investindo na digitalização dos documentos, motivada pela preservação ecológica, já que, segundo o arquivista, para a produção de uma tonelada de papel é necessária a derrubada de 16 a 32 mil árvores, e na segurança da informação.
“O trabalho consiste em substituir as informações que estão no suporte do papel para o meio eletrônico, principalmente no meio Judiciário, onde a demanda de documentos é maior. Para isso, será instalado um software para a Prefeitura Municipal e todos os órgãos”, explicou Oriel.
O Governo Federal iniciou a gestão criando o certificado digital. Hoje, é possível gerir informações, procurações, questões tributárias, receitas, declarações de impostos através da internet. O trabalho do arquivista já foi aplicado no Estado de Alagoas, onde todos os documentos estão digitalizados e, na última cheia, os transtornos não foram maiores porque as informações estavam a salvo, digitalizadas.
De acordo com o palestrante, dentro de 15 dias,já será possível, em São Cristóvão, realizar consultas por meio do programa para pesquisar contratos, pagamentos e documentos de licitação, todos ligados à Finanças.
“A tecnologia é um aliado para que a informação percorra o mundo. A utilização desta ferramenta reduz em até 90% dos gastos quando comparado ao uso do papel”, disse.
O sistema implantado nos órgãos do município de São Cristóvão é customizado, a exemplo do greendoc manager, gerenciador que está sendo implantado. Todos os documentos serão scanneados. “Com a mudança do código civil, no que se trata da responsabilidade do gestor sobre os documentos, a digitalização das informações garante maior segurança e evita a penalização dos prefeitos”, explicou Oriel Rocha.
Texto: Yara Santos
Fotos: Grazziele Santos