29 julho 2010

Comitiva de São Cristóvão viaja à Brasília para acompanhar julgamento da Praça São Francisco


A comitiva formada pelo prefeito do município de São Cristóvão, Alex Rocha; primeira-dama e secretária de Inclusão Social, Carolina Oliveira; secretária de Cultura, Aglaé Fontes; assessora de Comunicação, a jornalista Grazziele Santos; diretor do Museu Histórico de Sergipe, o historiador Thiago Fragata e demais representantes do estado, viaja à Brasília, onde deve acompanhar o julgamento da Praça São Francisco, que concorre ao título de Patrimônio da Humanidade.

A 34ª sessão aberta pelo comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) prosseguirá até o dia 3 de agosto e analisará a relação de itens do Patrimônio Mundial da Unesco, onde está inscrita a Praça São Francisco, localizada na quarta cidade mais antiga do país, São Cristóvão, patrimônio nacional. A análise está prevista para este final de semana, quando São Cristóvão estará torcendo pela conquista do título.

Em São Cristóvão, toda a população está torcendo para que a Praça São Francisco seja reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, mas para a comunidade, a Praça já é uma riqueza a céu aberto. Para comemorar, os sinos das igrejas tocarão,levando ao mundo a alegria do povo sancristovense.

Comemoração- O reconhecimento da Praça deve assegurar à mesma ser roteiro turístico internacional, o que deve refletir diretamente na economia local, levando desenvolvimento para a cidade, através da infraestrutura, educação, saúde, resultando em números positivos para o comércio, turismo, incentivando o desenvolvimento da rede hoteleira.

Critérios- Todos os critérios solicitados pela UNESCO para o reconhecimento da Praça foram cumpridos pelo município, com a orientação do IPHAN, acompanhamento de historiadores, a exemplo do professor Thiago Fragata, que tem contribuído para o cumprimento de mais um dos critérios, que é a conscientização da população sobre a importância da preservação dos prédios históricos, além da interação com as escolas, por meio de atividades.

Iluminação- No mês de junho, com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, o prefeito Alex Rocha recebeu o governador do estado e toda a comitiva para a inauguração da iluminação subterrânea da Praça São Francisco, quesito essencial imposto pela UNESCO para o reconhecimento do patrimônio. A população presenciou a inauguração e desde então, turistas de todos os lugares têm visitado a localidade e registrado a sua passagem pela Praça.

Cobertura- A jornalista Grazziele Santos, que compõe a equipe da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Prefeitura Municipal de São Cristóvão acompanhará a análise da UNESCO, em Brasília. Direto do Planalto Central, a jornalista atualizará as informações em tempo real e o coração dos sergipanos ficará abastecido de esperanças e muita emoção.

Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos