03 agosto 2010

Música no Museu celebra conquista de Sergipe

O projeto Música no Museu volta a São Cristóvão num momento ímpar para a cultura sergipana. No dia 3 de agosto, às 20h, mais um concerto acontece no Museu Histórico de Sergipe, localizado na praça São Francisco, que acaba de conquistar o título de Patrimônio da Humanidade. A atração será o Villa-Lobos in Jazz, quarteto que executará obras de Villa Lobos que fazem parte da memória afetiva do povo brasileiro. O concerto é gratuito, e faz parte da maior serie de concertos de todo o Brasil e uma das maiores do mundo.
O projeto Música no Museu tem o patrocínio do BNDES está sendo realizado em Sergipe com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura. Em seu 13º ano de existência, já levou para os museus brasileiros mais de 250 mil pessoas, aliando o conhecimento e o reconhecimento da história, à boa música. No total, cerca de 2.500 concertos gratuitos já foram realizados, com a participação de mais de 1.100 músicos, sendo destes 80 artistas internacionais.
Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, o Música no Museu, traz novas diretrizes para os museus, utilizando um cenário envolvente e oferecendo espetáculos de alto nível artístico a custo zero. "Trazer este projeto para a Sergipe, significa incentivar a formação de novas platéias para a música clássica, facilitando e incentivando a presença de crianças e jovens aos concertos. Além disso, aumentamos a frequência de visitantes nos museus onde onde acontecem os espetáculos", destacou.
O projeto
Música no Museu é a versão brasileira do que acontece nos museus de maior expressão no mundo como Metropolitan, MoMA, Guggenhein (Nova Iorque), Louvre, Picasso, Montmartre (Paris), Gulbenkian (Lisboa), Prado (Madrid) etc. que, a par de suas atividades principais nas artes plásticas, dedicam amplos espaços à música como elo entre as artes plásticas e os próprios cenários dos museus trazendo-lhes um ganho considerável na sua densidade cultural.
Trata-se na verdade de uma série de concertos gratuitos que busca privilegiar a música de boa qualidade, sem distinção de procedência, escola ou época - da música medieval aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos brasileiros, de Bach, Beethoven, Mozart e Debussy a Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Astor Piazzolla e Gershwin, todos já passaram pelos palcos de Música no Museu, na interpretação dos melhores solistas, grupos brasileiros e alguns internacionais.
Inaugurada em dezembro de 1997 no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) pelo violonista Turíbio Santos, o Música no Museu conta hoje, no Rio de Janeiro, com trinta dos melhores museus e centros culturais cariocas. Sua expansão se deu a partir de 2002, quando ampliou sua programação para São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba. A partir de então o sucesso foi absoluto, sempre com grande público, casas cheias e frequentadores assíduos, o projeto seguiu para mais 15 cidades brasileiras.
Mais informações através do site http://www.musicanomuseu.com.br.

Fonte: Maíra Andrade - assessoria de imprensa