23 agosto 2010

ALUNOS DO GINA FRANCO VISITAM CASA DO FOLCLORE

Para comemorar o dia nacional do Folclore, 22, estudantes do 4° ano fundamental da unidade de ensino Gina Franco, fizeram nesta manhã uma visita à casa do folclore Zeca de Noberto. Situada no acervo arquitetônico mais famoso da cidade, Praça São Francisco, a casa do folclore é parada obrigatória para estudantes e turistas que querem aprender um pouco mais sobre a história do município. Lá os visitantes podem encontrar indumentárias utilizadas pelos grupos folclóricos, bonecos gigantes, fotografias, músicas e a biografia de cada celebridade sancristovense.
Guiados pela educadora e coordenadora da casa do folclore, Glória Santos, os alunos puderam ampliar seus conhecimentos, aprendendo não somente sobre a história do município, mas conhecendo também a história de vida de personagens famosos, a exemplo de Dona Liu e dos Mestres Satu e Rindu, ambos ligados coordenadores grupos folclóricos.
Durante a visita, Glória falou sobre a história do município e a importância dos pequenos conhecerem desde cedo a cultura popular. Segundo a coordenadora esse tipo de atividade facilita o entendimento das crianças quanto a compreensão de sua identidade e a valorização dos costumes de São Cristóvão. “É primordial que nossas crianças cresçam praticando e vivenciando nossa cultura, pois diariamente elas absorvem valores importados de outras localidades e muitas vezes acabam perdendo e deixando de praticar costumes de sua terra” explica a coordenadora.
A valorização da cultura, em especial a do nosso município, é um assunto trabalhado diariamente na Escola Gina Franco. De acordo com a diretora Nadja Santos, todas as atividades são voltadas para esse tema, que fica bem mais enaltecido no mês de Agosto. “Durante todo o mês nós procuramos despertar nas crianças o interesse pelo tema. Para garantir o interesse fazemos visitas aos museus, igrejas, praças históricas, além dos trabalhos de pesquisa e palestras” completa a diretora.

Foto e Texto: Grazziele Santos