24 agosto 2010

SÃO CRISTÓVÃO ADERE AO PROGRAMA ‘FORMAÇÃO PELA ESCOLA’

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria da Educação em parceria como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aderiu nessa semana ao Programa de Formação pela Escola, que consiste em contribuir com o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, monitoramento, avaliação e prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.
Segundo a tutora municipal, Gracielle Santiago, o programa promoverá cursos gratuitos a comunidade, onde serão geradas 40 vagas para cursos de capacitação em diversas áreas, a exemplo dos programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa de Transporte do Escolar (PNATE) e o Programas do Livro (PLI). Todos os cursos serão executados na modalidade a distância, onde o aluno aprenderá de forma rápida e dinâmica. Inicialmente serão ofertados cinco cursos, sendo um deles obrigatório para a participação nos demais. Todos os módulos terão certificados emitidos pelo FNDE cuja carga horário são de 40h.
“O intuito do programa é fazer com que a comunidade entenda como as verbas destinadas a secretaria da educação são aplicadas em nosso município. Temos certeza que o curso sanará muitas dúvidas, mas o que queremos mesmo, além dos esclarecimentos, é promover a integração da gestão publica com a população” completa a tutora.
Os interessados podem procurar a secretaria da Educação, localizada na Praça Matriz, sede. A aula inaugural esta marcada para o dia 22 de Setembro, no Espaço Sagrada Família do Convento do Carmo, centro histórico. Você pode conferir abaixo eixos temáticos que serão discutidos no decorrer do curso:
- Módulo de Competências Básicas (curso obrigatório)

Módulos temáticos:
- Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE
- Programa de Transporte do Escolar - PNATE
- Programas do Livro - PLI
- Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE
- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.


Texto: Grazziele Santos