25 agosto 2010

Ato de vandalismo causa depredação de imagens religiosas do Cristo Redentor


Na sexta-feira, dia 21 de agosto, imagens de valor religioso, localizadas no Cristo Redentor, situado no Morro São Gonçalo, em São Cristóvão, foram alvo de ato de vandalismo. Foram destruídas as imagens da Nossa Senhora da Piedade e os anjos do seu entorno, mesmo protegidos por grade.

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão prestou queixa na Delegacia, registrando um boletim de ocorrência- B.O. para que o fato seja apurado.

A secretária de Cultura, Aglaé Fontes, acompanhou todo o trâmite legal do registro da queixa e refletiu sobre o ocorrido, que para ela não deixa dúvidas sobre o vandalismo praticado contra as imagens.

“A imagem não estava no caminho de ninguém, pelo contrário, estava resguardada. Trata-se de um símbolo de fé, por isso não acredito que tenha sido um problema entre religiões, mas o ato de alguém tomado pelo desequilíbrio emocional e físico”, disse.

O Cristo Redentor foi doado ao município de São Cristóvão em 1924, pelo Governo de Graccho Cardoso e o IPHAN nacional tombou toda a cidade. O monumento começou a ser erguido em 1924 e inaugurado em 1926, em cima da primeira capela do município.
Diante do ocorrido, a Secretaria de Cultura solicitará algumas medidas junto à Prefeitura, para inibir esse tipo de ação de depredação.

“A comunidade disse que no local reúnem-se usuários de drogas e muito som alto. Por isso, solicitamos a criação de uma guarda municipal e, à Secretaria de Infraestrutura, encaminharemos ofício para a reativação da iluminação no local, que tem sido feita por um número mínimo de postes”, informou a secretária.

Além das medidas emergenciais, o PAC das cidades históricas também será um recurso com o qual o patrimônio histórico-cultural de São Cristóvão poderá contar. Sendo assim, o Cristo Redentor também está dentro do projeto, feito por meio da Secretaria da Cultura. Mesmo havendo a expectativa do recurso para a reforma do patrimônio, este só deverá chegar ao município quando os projetos forem aprovados, possivelmente, no mês de novembro.

Texto e Foto: Yara Santos