18 agosto 2010

SUPERINTENDENTE DO IPHAN EM SERGIPE ANALISA MODIFICAÇÕES CONSEQÜENTES DO TÍTULO DA PRAÇA SÃO FRANCISCO


Desde que a Praça São Francisco se candidatou ao título de Patrimônio da Humanidade, diversas modificações foram feitas tanto para atender aos critérios impostos pela Unesco, quanto para conscientizar a população sobre a importância da comenda.

Terezinha Oliva, superintendente do Iphan em Sergipe, analisou as modificações realizadas na praça e explicou os benefícios acarretados pela conquista do título de ‘Patrimônio da Humanidade’.

“As modificações iniciaram desde implantação da iluminação, o embutimento da fiação, pois para isso somaram-se os governos federal, estadual e municipal, além de outros investimentos feitos pelo município para recuperar o conjunto arquitetônico histórico localizado na Praça”, pontuou.

A superintendente lembrou de que o Plano de Ação das cidades Históricas foi preparado pelo município em parceria com o Iphan, projetando obras de preservação da São Francisco e do entorno que deve ter um cuidado contínuo.

“O IPhan atua em São Cristóvão desde 1940. Um título como este põe São Cristóvão numa lista muito seleta, chamando a atenção do mundo, de turistas, dos intelectuais, para o que esta praça representa, além de chamar a atenção dos poderes locais para a preservação e manutenção do patrimônio”, alertou.

Segundo a análise de Terezinha Oliva, a população é a principal beneficiada com o título e, em sendo assim, esta deverá entrar neste circuito, sendo capacitada para a recepção dos turistas, formar parceria para a preservação, e toda a riqueza cultural do município será potencializada.


Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos