26 agosto 2010

PREFEITURA DE SÃO CRISTÓVÃO CRIA GRUPO DE JOVENS NARCÓTICOS

Durante reunião realizada nesta manhã, 26, Prefeitura Municipal e Poder Judiciário uniram forças para juntos proporcionar uma melhor qualidade de vida aos ex-usuários de drogas. Onde através da criação do Grupo de Jovens Narcóticos Anônimos (GJNA), pacientes que finalizaram a etapa de desintoxicação poderão dar continuidade ao tratamento sendo reinseridos na sociedade.
De acordo com o Prefeito e idealizador do projeto, Alex Rocha, o grupo é uma maneira de evitar que o jovem retorne ao vício, pois parte das pessoas que terminam o tratamento voltam ao hábito por não encontrarem esse apoio. “O paciente termina o tratamento e de repente não tem mais para onde ir, pelo simples fato das unidades responsável atender apenas quem está no mundo das drogas” explica o Prefeito
Semelhante ao sistema dos alcoólicos anônimos, o GJNA servirá como um orientador aos ex-usuários e funcionará duas vezes por semana, terças e sextas, em local ainda a ser definido.
Alex Rocha falou ainda, que o local será monitorado pelo Creas e todos os pacientes receberão acompanhamento psicológico e palestras semanais, com profissionais das áreas jurídicas, social e médica, além de debates e análise de filmes e reportagens.
Segundo Ana Angelica, coordenadora do Creas, para participar do grupo é necessário que o paciente já esteja reabilitado. “Nós iremos atender aquelas pessoas que já passaram pelo Creas e o Caps. Nosso público-alvo são os pacientes que já receberam alta das casas de reabilitação. Os que ainda não iniciaram o tratamento deverão entrar em contato conosco para a gente iniciar a orientação” esclarece.
Satisfeito com o progresso o Juiz da Comarca de São Cristóvão, Manoel Costa Neto, se comprometeu em ajudar o crescimento do projeto e disse que o grupo será uma grande conquista para o município, hoje apontado entre as cidades sergipanas com o maior consumo de drogas.
“A troca de experiências, os debates entre os membros do grupo servirão de exemplo para cada um. Será através desse trabalho que o município poderá sanar de uma vez os casos de drogas” disse Costa Neto. Até agora já existem quase 40 ex-usuários inscritos no projeto, que pretende ser lançado em novembro desse ano.

Foto e Texto: Grazziele Santos